Videomonitoramento no Corredor BRT Ouro Verde reforça fiscalização em Campinas

Foto: Divulgação

Campinas avança no uso de tecnologia para melhorar a mobilidade urbana. A partir de 2 de dezembro, o Corredor BRT Ouro Verde contará com um sistema de videomonitoramento para fiscalizar o uso indevido das faixas exclusivas de ônibus. A medida pioneira, adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), visa garantir mais eficiência, segurança e agilidade ao transporte coletivo da cidade.

O novo sistema será inaugurado no trecho da Avenida das Amoreiras, no cruzamento com as vias Laranjal Paulista e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, nos sentidos centro-bairro e bairro-centro, respectivamente. A câmera, instalada próxima à Estação BRT Anhanguera, no Jardim do Lago, possui um raio de visão de 360 graus e registrará infrações em tempo real, gerando imagens que serão utilizadas para emitir autos de infração.

De acordo com Vinicius Riverete, presidente da Emdec, o videomonitoramento é mais uma ferramenta para assegurar o uso correto das faixas exclusivas, fundamentais para o funcionamento eficiente do transporte público. “O BRT é projetado para ser um transporte rápido e seguro, e o respeito às faixas exclusivas é essencial para que milhares de passageiros ganhem tempo em seus deslocamentos. Essa nova medida reforça nosso compromisso com um transporte coletivo de qualidade”, destaca Riverete.

As imagens captadas pelas câmeras serão analisadas na Central de Monitoramento de Operações da Emdec. Além disso, a fiscalização segue sendo realizada por agentes de mobilidade urbana, que também atuam em operações de dissuasão nos horários de maior movimento. Entre janeiro e outubro de 2024, a Emdec aplicou 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica a invasão dessas faixas como infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, faixas preferenciais, devidamente sinalizadas, permitem a circulação de outros veículos, desde que respeitada a prioridade do transporte coletivo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS