Os robôs vão nos substituir?

Com a popularização das Inteligências artificiais tivemos mecanismos capazes de criar desenhos como o “dall-e-2”, músicas no “Mubert”, entre outros. A ferramenta também possui a capacidade de responder qualquer pergunta com o famoso ChatGPT.

Essas inteligências artificiais estão ganhando concursos de arte, sendo aprovadas em vestibulares, respondendo dúvidas, diagnosticando doenças. Algumas pessoas afirmam que elas conseguem realizar tarefas com melhor desenvolvimento do que nós, seres humanos. E isso nos faz refletir sobre algumas questões: será que os empregos atuais serão substituídos por robôs? Como o ser humano poderia competir com uma máquina capaz de realizar cálculos de forma instantânea ou ter o conhecimento em tempo real de tudo em praticamente todas as áreas?

Lembrando que robôs não dormem, não sentem fome e podem trabalhar 24 horas por 365 dias do ano, de forma ininterrupta. Profissionais como Arquitetos, Operadores de Telemarketing, Corretores de Imóveis, podem ser os primeiros e terem seus empregos “roubados” pelos robôs. Como competir com esses candidatos?  Será o fim do mercado de trabalho como conhecemos? A resposta a essa pergunta não é tão simples. Por um lado, sim, alguns trabalhos deixarão de existir, porém, por outro lado, novos trabalhos surgirão.

Vale lembrar que as inteligências artificias hoje ainda precisam de uma supervisão humana ou um direcionamento. Por essa razão, o mercado de empreendedorismo vem avançando nesses últimos anos, cada vez mais pessoas estão procurando formas de atender demandas que antes nem mesmo existia. O futuro nos reserva é saber se esse modelo de negócio será sustentável a longo prazo. Por isso que no mundo de hoje, se manter informado e atualizado sobre tecnologia pode garantir o seu emprego, pois não importa a sua área de trabalho, tudo está se modernizando. E você pode contar comigo, toda a semana te deixarei informado sobre o mundo da tecnologia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS