Inmet emite alerta para chuva volumosa no interior de SP nesta sexta (29)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para fortes chuvas no interior do estado de São Paulo para a tarde desta sexta-feira (29).

Um dos alertas coloca a faixa que vai das regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no noroeste e no norte paulista, em situação de perigo, com acumulado de 50 a 100 mm em 24 horas. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O alerta laranja, que se aproxima da região central do estado e atinge a região de São Carlos, também pega o sul de Minas e vale até o meio da manhã deste sábado.

O segundo aviso, de perigo potencial, com previsão de até 50 mm de acumulado de chuva em 24 horas, e ventos de até 60 km/h, pega praticamente todo o estado de São Paulo. Ao todo, a faixa amarela atinge 14 estados.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, a partir da tarde as instabilidades ganham força e provocam chuva com intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos de rajadas que podem superar os 50 km/h na capital paulista.

“Essa condição eleva o risco para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, quedas de árvores, bem como deslizamentos de terra e desabamentos”, diz.

O temporal que atingiu a a capital paulista nesta quinta-feira (28) provocou alagamentos e cerca de 115 mil imóveis chegaram a ficar sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo —às 11h30 desta sexta ainda eram cerca de 23 mil domicílios sem luz.

Na noite de quinta, uma mulher chegou a ficar mais de uma hora no elevador, parado no décimo andar de um prédio na Bela Vista, região central da capital paulista, por causa do apagão. Ela foi resgatada após a chegada de um técnico da empresa que dá manutenção do equipamento.

No aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, até a manhã desta sexta-feira 115 voos haviam sido cancelados por causa do temporal da véspera.

A temperatura máxima prevista para esta sexta-feira é de 28°C com os índices mínimos de umidade do ar ao redor dos 50%.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS