São Paulo tem quatro focos de incêndio em cidades do interior

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quatro municípios do interior de São Paulo apresentam focos de incêndio nesta quarta-feira (25), de acordo com a Defesa Civil.

As queimadas atingem São José do Barreiro, Patrocínio Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Santa Isabel.

Em Bom Jesus dos Perdões, a Defesa Civil Municipal e brigadistas do parque estadual atuam no combate às chamas.

Em 2024, o estado de São Paulo registrou mais incêndios que em qualquer outro ano da série histórica de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), iniciada em 1998.

De 1º de janeiro a 22 de setembro deste ano, foram registradas 7.296 queimadas, superando os 7.291 focos de 2010.

O mês de agosto teve a situação mais crítica do ano, com 3.612 incêndios. O número é maior que a soma de todo 2023 e 2022, quando contabilizaram 1.666 e 1.599 focos, respectivamente.

O ápice ocorreu entre os dias 22 e 24 de agosto, quando surgiram 2.621 focos, sendo 1.886 apenas no dia 23. Foi justamente naquela sexta-feira que a região metropolitana de São Paulo foi coberta de fuligem no meio da tarde.

De acordo com o levantamento do Inpe, dos 645 municípios paulistas, 405 tiveram pelo menos um foco de incêndio neste último mês. E Altinópolis, a 346 km da capital, foi o recordista, com 125, uma média de quatro por dia.

Depois dele, ficaram São Carlos (93), Pitangueiras (91) e Andradina e Olímpia, ambas com 70. Ao todo, 14 tiveram mais de 50 focos no período. E em 41 localidades houve mais de 31 ocorrências, ou pelo menos uma por dia. A capital paulista, assim como Guarulhos, tiveram três focos cada uma.

A Polícia Militar Ambiental investiga a possibilidade de que muitos tenham sido ações criminosas intencionais. Por isso, 23 pessoas foram presas e responderão a processo. De acordo com último levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública do estado, nove já foram soltos.

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS