Oito metros de diametro e 2,5 metros de profundidade. Esse é o tamanho do burraco, aberto no último domingo, em frente a casa de uma família na cidade de Taubaté. O motivo do desmoronamento é infiltração de água.
“Por volta de 13h, eu estava almoçando, minha esposa viu que não tinha água e veio até o corredor ver a movimetação. Foi quando eu abri o portão e olhei. Quando olhei, vi que já tinha uma cratera. Muita água que estava vazando da tubulação da Sabesp e [a rua] começou a desbarrancar”, descreveu o eletricista Reinaldo Farias, que calculou ainda cerca de 10 a 15 minutos de desmoronamento.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Taubaté, Danilo Ricci, uma tubulação da Sabesp se rompeu, causando a formação da cratera. Ele conta que já realizaram três vistorias até o momento. “Entendemos que está estabilizada a ocorrência. Desde modo, foi lavrado auto de interdição parcial, somente da garagem para frente não pode fazer o uso. Da sala para trás da casa não há problema nenhum. O morador será orientado devidamente caso aconteça alguma nova anomalia”.
A vizinha de Reinaldo, Fabiana Ferreira, contou para nossa reportagem que não é a primeira vez que acontece a situação na rua Santina Alvissus Fernandes, no bairro Jardim Mourisco. “Em 2021 abriu uma cratera enorme em frente ao meu portão. Tanto é que a minha garagem está totalmente prejudicada, caiu a frente, meu carro ficou pendurado”, lembrou a técnica de enfermagem. Ela ainda conta que a situação durou por cerca de 4 meses.
Burraco continua aberto
A Defesa Civil informou que está realizando um monitoramento constante, indo até o local todos os dias para verificar a situação da cratera. A casa continua interditada. Os agentes entraram nas casas ao redor e não há risco para os vizinhos.
Posicionamento da Sabesp na íntegra
A Sabesp, em conjunto com a Prefeitura de Taubaté, está vistoriando o local a fim de apurar as causas e responsabilidades para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. A Companhia já adotou medidas para manter o abastecimento à população, e permanece à disposição pelos canais de atendimento.
Edição: Nayara Francesco