A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou que o reajuste para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 será de 2,55% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao acumulado de novembro de 2018 a outubro de 2019, segundo cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo nota da prefeitura, o reajuste anual é feito desde 2005 e atende à Legislação Municipal que prevê a aplicação do INPC como indexador oficial dos tributos municipais, inclusive o IPTU. E o Executivo ainda esclarece que “não enviará ao Legislativo, a revisão da Planta Genérica de Valores em 2020”, conclui.
Apesar do aumento, o reajuste ficou abaixo do número registrado para este ano, quando o imposto ficou 3,56% mais caro.
O reajuste ainda não está publicado no Diário Oficial, já que o prefeito Duarte Nogueira está participando de um congresso de cidades inteligentes em Barcelona, na Espanha, e estará de volta a partir da próxima semana.
A previsão é que os carnês com o reajuste comecem a ser distribuídos a partir do dia 16 de dezembro. A prefeitura informou ainda que oferece desconto de 10% para pagamento à vista, em janeiro. Quem optar por parcelar em doze vezes perde o direito ao desconto.