Nos últimos anos a cena cultural de Ribeirão Preto vem crescendo, em diversos âmbitos. Os artistas produzem, investem e até se unem para trabalhos com um padrão de qualidade elevado, de nível nacional, e essa evolução já é refletida em reconhecimento e premiações. No ano passado, a banda “Bat Macumba Samba Reggae” lançou o clipe “Filhos da África” numa parceria entre Mandala Filmes e Laba Laba Comunicação. O clipe foi vencedor em 3 categorias do FestClip 2019: melhor música, aclamação popular e melhor clipe nacional! Assista aqui.
Na direção certa
O trabalho foi dirigido por Ellen Faria, fotógrafa e diretora audiovisual que também assinou a direção do clipe “De Dentro do Ap“, da artista Bia Ferreira. O trabalho foi feito com elenco e produção exclusiva de mulheres e Ellen Faria concorre agora ao prêmio de melhor diretora no WME (Woman’s Music Event) Awards, marcado para o dia 3 de dezembro com transmissão ao vivo do canal TNT. “Eu fiquei muito surpresa com a indicação, estou concorrendo com diretoras que sempre admirei muito, já é uma grande vitória estar em uma premiação tão importante”, ela conta.
Mulheres em foco
A segmentação das mulheres no mercado cresce nos últimos anos e isso tem garantido o fortalecimento da cadeia produtiva da música nacional para as artistas de todas as áreas, desde a música até o audiovisual. Projetos como o WME, como o Mulheres na Música, iniciativa da SÊLA, que é uma aliança trans-feminista que trabalha em favor da mulher no palco e nos bastidores. “É extremamente importante essa visibilidade, o universo audiovisual é muito protagonizado por homens, é preciso esse tipo de ação para mostrar o trabalho das mulheres tanto em premiações e festivais segmentados quanto clipes que falem sobre o assunto, precisamos falar sobre isso para conseguir desconstruir. O audiovisual na verdade aconteceu comigo, então eu quis usar esse “espaço” pra falar sobre assuntos que precisamos pautar,” explica Ellen Faria.