O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) recebeu. no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, uma comitiva de representantes do movimento de moradias para tratar de questões relacionadas à habitação. Também estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Governo, Alberto Macedo, e de Planejamento, Edsom Ortega.
Participaram do protesto moradores das comunidades Locomotiva, da Paz, do Bem, da Família, do Trabalhador, Vila Nova União, Nazaré Paulista, e Jardim Aeroporto. O chefe do Executivo declarou aos integrantes da comissão que solicitará que sejam suspensas, por 30 dias, as ações de reintegração de posse. “Vou conversar com o jurídico da Prefeitura e o secretário de Planejamento marcará com vocês, daqui 30 dias, um novo encontro com os líderes do movimento para avançarmos nas tratativas”.
Sem acampamento
Após a reunião, as famílias concordaram em desmontar o acampamento em frente ao Palácio Rio Branco. O prefeito informou também que institucionalizará, por meio de decreto, um departamento sob coordenação da Secretaria de Planejamento para ficar responsável por políticas públicas voltadas à habitação de interesse social.
O prefeito ressaltou, ainda, o empenho que a administração municipal tem tido no intuito de garantir novas moradias para reduzir o déficit habitacional na cidade, além da iniciativa do Programa de Regularização Fundiária, que já regularizou 1.520 títulos às famílias do Jardim Progresso e do Jardim Monte Alegre, atendendo uma demanda de décadas.