Ribeirão Preto terá uma manhã com brincadeiras e inclusão social neste sábado (19), das 8h às 11h, no Parque Uber, que fica na avenida Giuseppe Cilento na zona Sul de Ribeirão Preto. Será realizada a primeira edição do evento “A Brincadeira Como Inclusão da Criança” (ABIC), idealizada pela professora Renata Scarpino e pela vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-SP, Samira Andraos Marquezin Fonseca, em parceria com a Prefeitura Municipal.
A organização da ABIC também fará a arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado, que serão doados às 45 crianças atendidas pela Alvorada – Associação Amigos de Boa Vontade.
“Queremos propagar a consciência coletiva do brincar, mostrar que é possível que todos brinquem juntos, mesmo aqueles que andam de cadeira de rodas, que têm deficiência visual, auditiva, ou qualquer outra limitação. Acreditamos que é por meio das crianças que podemos ter um alcance ao adulto e, assim, acabar com o preconceito e insegurança sobre este assunto”, afirmou a professora.
A Prefeitura de Ribeirão Preto apoia a iniciativa por meio das secretarias da Assistência Social, Educação e Esportes. Durante o evento, o Comando do Esporte estará presente com atividades adaptadas, como basquete, caratê, futsal, handebol, além de atividades recreativas – todas com o apoio de instrutores e professores. O time São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão também estará presente.
“O esporte é capaz de transformar as pessoas. Por isso, a Secretaria de Esportes faz questão de estar presente neste evento, levando um Comando do Esporte muito especial, com atividades esportivas desenvolvidas como forma de inclusão para todas as crianças”, falou o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar.