Parque Curupira recebe último domingo dos projetos “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto”

Em novembro, os projetos desembarcam no Parque Dr. Luis Carlos Raya, o Curupira

0

O projeto “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto” serão apresentados no próximo domingo (27), a partir das 8h, no Parque Luís Roberto Jábali, o Parque Curupira. Ambos são realizados pela Secretaria Municipal da Cultura, que tem como principal objetivo o incentivo à leitura e a formação de novos leitores através da contação de histórias.

Segundo a secretária da Cultura, Isabella Pessotti, a experiência de lançar os projetos juntamente com a revitalização do Parque Curupira foi positiva. “A resposta da população foi maravilhosa, e a participação das crianças durante as contações de histórias foi excepcional. Ver a reação e o interesse das crianças em poder escolher um livro e levar para sua casa é muito gratificante. Tenho certeza de que, somente com educação e cultura, conseguiremos formar jovens mais críticos e responsáveis por um futuro melhor em nosso país. A leitura é uma das principais ferramentas que podemos utilizar nesse processo”, disse.

Foto: Divulgação

A partir do dia 3 de novembro, se estendendo até o final do mês, os Projetos acontecerão no Parque Dr. Luís Carlos Raya, localizado no Jardim Botânico.

A proposta dos projetos serem itinerantes é a de atender pessoas de diferentes bairros da cidade, afirma a secretária da Cultura, e reforça que a importância de se manter no mesmo local durante um mês é a criação de laços com os frequentadores do parque, para que possam se programar para as sessões de contação de histórias, assim como para levar os livros para doação ao Projeto “Livro, Livre, Leve e Solto”.

A atividade de contar histórias é capaz de propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como carinho e afeto, bons tratos, cuidados pessoais e elevar a autoestima do ouvinte. O Projeto “Livro, Livre, Leve e Solto” busca estimular o gosto pela leitura por meio do empréstimo de livros para a população e a doação de livros de literatura brasileira visando à manutenção e ampliação do mesmo.

Foto: Divulgação

Para colaborar com o projeto, a população pode levar os livros até o Parque Curupira neste domingo ou, durante a semana, entregar na Biblioteca “Guilherme de Almeida” (Casa da Cultura – Praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro). Os livros devem estar conservados e, de preferência, serem de literatura brasileira.

Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (16) 3636-1206, ramal 206.