Nesta sexta-feira (23), a partir das 8h, calouros do segundo semestre do Centro Universitário Estácio doarão sangue, de forma voluntária, no Hemocentro do Hospital das Clínicas, campus da USP. A ação faz parte do trote solidário.
O ponto de partida dos alunos será do Centro Universitário, no bairro Ribeirânia. Eles seguirão até o local de doação em ônibus fretado pelo Hemocentro. “O Trote Solidário acontece há alguns anos e o envolvimento dos alunos este ano surpreendeu a toso”, explica a professo Zumira Carneiro, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão da Estácio.
Doação de sangue
A doação de sangue é uma ação importante e cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas. Para estar apta ao procedimento, a pessoa deve ter entre 18 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos.
Também é preciso pesar, no mínimo, 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e ter evitado a ingestão de alimentos gordurosos. No local da doação, é preciso apresentar um documento original com foto recente, emitido por um órgão oficial, e passar por uma entrevista.