Principal revelação do Botafogo na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o volante Jonata Machado,19, pode ganhar um novo patamar dentro do clube nos próximos dias. O empresário do atleta, Fabrício Zanello, revelou em entrevista exclusiva ao Grupo Thathi de Comunicação que deve se reunir nesta sexta-feira (28) com Léo Franco, diretor executivo de futebol do Botafogo, e Gustavo Vieira, que integra o Conselho de Administração do Botafogo S/A, para discutir prolongamento de contrato e valorização salarial ao camisa 22.
Formado nas categorias de base do Tricolor, Jonata Machado ganhou a confiança do técnico Roberto Cavalo nos treinamentos e se tornou titular da equipe que está disputando a Série B. O meio-campista possui contrato de atleta profissional com o Pantera até 31 de dezembro do ano que vem, porém ainda recebe salário com valor correspondente ao patamar de quando estava defendendo a equipe júnior do Pantera.
Zanello acredita que a valorização precisa ser ratificada em relação ao volante como forma de merecimento pelas atuações e também para impedir que outros clubes possam tirá-lo do Botafogo neste momento com mais facilidade. “O Jonata tem um salário de um jogador de categoria de base, de R$ 1,5 mil, que era bom e interessante para ele enquanto ele era jogador da base. Agora, a gente tem que buscar equilíbrio nesse contrato por uma questão de coerência e bom senso. Ele tem que ser remunerado agora como atleta profissional, não como atleta de base. Acredito que isso vai ser bastante tranquilo de ser feito, o Jonata está fazendo por merecer esse reajuste salarial e o próprio Botafogo vai ter interesse em corrigir o salário para protegê-lo em relação a multa contratual que vale duas mil vezes o valor do salário dele. Em termos de mercado, o valor atual da multa dele pode ser considerado baixo perto daquilo que o Jonata pode valer”, disse o empresário.
Segundo informações do empresário, a multa contratual de Jonata Machado para clubes brasileiros que desejem tirá-lo do Botafogo neste momento é de R$ 3 milhões. Já a multa para um eventual clube do exterior interessado no jogador é de 4 milhões de euros. “Vários clubes têm me procurado, perguntado informações sobre o Jonata e estão monitorando ele. As perspectivas são ótimas e acredito que o Botafogo vai colher bons frutos de uma futura negociação dele, mas a gente só pensa em realizar algo nesse sentido mais para o final do ano. Nesse momento é muito importante ele ajudar o Botafogo na campanha da Série B e ele crescer e evoluir a cada jogo e aparecer para o mercado”, declarou Zanello.
Questionado sobre o baixo valor de salário ainda pago ao atleta, Léo Franco afirmou que o jogador estaria recebendo bônus por metas alcançadas por partidas em que fosse relacionado ou atuando pelo Tricolor na Série B. Zanello rebateu essa informação e disse que esse acordo não foi adiante. “Esse contrato de produtividade não foi assinado ainda pela correria e pela transição do Botafogo Futebol Clube para o S/A. Esse contrato está pendente de ser assinado, mas também ele foi feito quando o atleta ainda era da base. Então, ele está meio que defasado e não tem sentido assiná-lo agora porque ele vai continuar muito aquém das expectativas do Jonata. Nada mais justo e coerente do que sentar agora e estabelecer as condições do contrato dele, o salário e tudo mais de acordo com o cenário atual que ele está vivendo”, afirmou.
Jonata Machado será titular da equipe do Botafogo no duelo contra o Corinthians, que acontecerá neste sábado (29), às 20h, no Estádio Santa Cruz. A partida marcará a inauguração da arena do Pantera.