Neste domingo (30), cerca de 187 cidades brasileiras serão palco de novas manifestações. Em Ribeirão Preto, o Grupo Brasil Limpo, liderado pelo advogado Paulo Junqueira, promove e organizará a mobilização. O movimento aguarda um número expressivo de pessoas na avenida Nove de julho.
Em pauta, a reforma previdenciária, o pacote de medidas de combate à criminalidade (anticrime) propostas pelo ministro Sérgio Moro e, com destacado protagonismo, o apoio popular aos feitos alcançados pela operação Lava-Jato, hoje colocados em xeque pelo vazamento seletivo -promovido pelo site The Intercept- de gravações telefônicas obtidas ilegalmente entre o então juiz federal Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. Nelas, segundo alguns juristas e magistrados, como o ministro do STF Gilmar Mendes, encontram-se evidências que comprometem a operação e a idoneidade do judiciário, independentemente da forma como foram obtidas. Logo, todo o arcabouço de sentenças, delações e provas estaria comprometido, tese combatida pelas manifestações de domingo.
Links relacionados:
“O que ele fez não tem preço”, diz Bolsonaro sobre Moro na Lava Jato
Moro não reconhece autenticidade de mensagens de site
Greenwald reitera autenticidade de material divulgado por site
Há cerca de um mês, antes mesmo dos áudios vazados, o Grupo Brasil Limpo Ribeirão Preto, em parceria com organizações como o Direita São Paulo (DSP) e o Vem Pra Rua, levou cerca de 8 mil ribeirão-pretanos às ruas por pautas muito similares às atuais.
Serviço
Local: Av 9 de julho
Quando: 30 junho
Horário: 10h