Atualizado às 14h21.
O Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto decidiu na manhã desta sexta-feira (3) suspender por uma semana a paralisação da categoria. Isso significa que, a partir da próxima segunda (6), os setores públicos da cidade devem operar com 100% do funcionalismo.
A decisão foi tomada em assembleia e acontece um dia depois de representantes do movimento participarem de uma audiência de conciliação com a Prefeitura. A reunião acabou sem definição, mas foi remarcada para a próxima quinta (9), quando a paralisação pode tomar um novo rumo.
Segundo fontes ouvidas pela Reportagem, a suspensão é vista pelos servidores como uma abertura para negociação com o Governo. Abertos, por sua vez, esperam que o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também dê um passo amigo.
Suspender a paralisação é diferente de acabar com a greve. Caso não estejam satisfeitos com o tom de um possível acordo, eles podem paralisar novamente.
Procurada para comentar o caso, a Prefeitura informou que entende a suspensão da greve como o primeiro passo para o fim do impasse e disse que “manterá, como sempre manteve, o diálogo aberto com o sindicato dos servidores municipais”.
“É importante ressaltar que, desde o início foram realizadas reuniões entre Governo e diretoria do Sindicato, em que foram ouvidas as reinvindicações assim como a administração municipal apresentou, publicamente, os dados referentes aos impedimentos prescritos pela LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal e a impossibilidade orçamentária e financeira que o município apresenta, no momento”, continuou a nota.
“A administração municipal ressalta ainda que, o retorno ao trabalho, por parte dos servidores, representa um ganho à população”.