O volante Higor Meritão, 24, foi apresentado oficialmente como reforço do Botafogo no início da tarde desta quinta-feira (25), no Estádio Santa Cruz, e revelou quem foi a pessoa com quem buscou as primeiras referências sobre o clube: o meia Vitor Bueno. Conterrâneos de Monte Alto, cidade que fica a cerca de 80 km de Ribeirão Preto, os jogadores são amigos e iniciaram a carreira juntos nas categorias de base do Monte Azul.
“Somos grandes amigos. Antes dele vir para o Botafogo nós tínhamos acabado de disputar uma Copa São Paulo pelo Monte Azul, em 2013, depois eu fui para o Catanduvense e ele acertou com o Botafogo para disputar também o Paulista Sub-20. Naquele ano ele foi vice-campeão. Desde então ele deslanchou, acabou indo para o Santos, hoje está no São Paulo e sempre mantemos contato”, afirmou Meritão.
O volante espera ter a mesma caminhada de sucesso que Vitor Bueno teve em sua origem no Botafogo e relembrou esses momentos ao mandar ainda nesta quinta-feira (25) uma foto ao amigo do pôster do time vice-campeão do Paulista Sub-20 de 2013, que está em quadro no setor administrativo do Botafogo. “Conversamos hoje ainda e mandei uma foto de um quadro que tem ele aqui. Estava bonitinho no quadro, bem postado e ele já me deu umas referências, falou que serei muito bem-vindo aqui. Ele tem um grande carinho pelo Botafogo”, disse.
Meritão vive momento de completo crescimento da carreira. Em 2018, o volante defendeu o Velo Clube na Série A3 do Paulista e começou a caminhada em busca de campeonatos de maiores projeções. A Ferroviária contratou o atleta e ele atuou pela equipe de Araraquara na Série D do Brasileiro e na campanha do vice-campeonato da Copa Paulista. Já neste ano, Meritão jogou 10 jogos em seu primeiro Paulistão pela Locomotiva. Ele renovou contrato com o clube até o final de 2021 e foi emprestado ao Tricolor até o final da temporada.
O volante esteve perto de um acerto com o Guarani, mas em cima da hora decidiu aceitar a proposta do Botafogo para participar também de sua primeira Série B na carreira. Ele se apresentou na última segunda-feira (22) e brigava pela vaga de titular no meio de campo juntamente com o prata da casa Jonata Machado. Segundo os treinamentos, Roberto Cavalo preferiu dar uma chance a Jonata Machado. “Ele merece porque ele está aqui há mais tempo e é um jogador de qualidade. Sei que irá cumprir muito bem a função dele e estarei torcendo por ele. Vinha treinando normalmente e se precisar estarei pronto para o jogo”, afirmou Meritão.
Higor Meritão promete apresentar versatilidade para atuar no meio de campo botafoguense. “Faço tanto a função do 5 quanto a do 8 e contra o próprio Botafogo no Paulistão eu entrei no segundo tempo e joguei como segundo volante, mas em outros jogos tive a oportunidade de atuar como primeiro volante. A função de primeiro volante eu acredito que é onde eu me adaptei melhor, mas se precisar para jogar como camisa 8 eu posso jogar tranquilo”, disse.
O Botafogo recebe o Vitória-BA neste sábado (27), às 11h, pela rodada inaugural da Série B do Campeonato Brasileiro. O time titular deve entrar em campo com Darley; Lucas, Naylhor, Leandro Amaro e Pará; Jonata Machado, Marlon Freitas e Nadson; Bruno José, Rafael Costa e Erick Luis.