500 meninos e meninas de Ribeirão deixam de ter aulas do Projeto Guri
Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa de São Paulo encerra vários polos do programa.
Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano no Projeto Guri, que é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e que oferece cursos de iniciação musical, canto, coral, tecnologia em música, sopros, teclado, percussão e instrumentos de cordas, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo.
Professores e funcionários da unidade em Ribeirão Preto, começaram a cumprir aviso prévio na sexta-feira, 29 de março.
Para o deputado estadual Rafael Silva do PSB, cortar programas que atendem crianças e adolescentes, livrando-os dos riscos da ociosidade e do en-volvimento com ações do crime, é um erro e estaria já enviando um ofício ao governador João Doria para que volte atrás e retome as atividades.
Uma possível audiência com o secretário estadual da Cultura e da Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, estará na pauta do deputado.
O deputado federal Baleia Rossi do MDB, diz ter recebido muitas manifestações com relação ao Guri e que sabe da aceitação do projeto por parte de todos envolvidos. “Irei falar diretamente com o governador e o secretário. São pessoas sensíveis e que saberão rever esse ato para reverter e poderão inclusive, melhorar o projeto” salientou Baleia.
Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu cerca de 770 mil crianças e adolescentes entre seis e 18 anos.
Reportagem Jairnei Caparellii