Neste fim de semana, o paratleta de Ribeirão Preto, Justino Júnior, de 45 anos, participou pela primeira vez de uma competição oficial de Jiu-Jitsu, esporte que pratica há apenas nove meses, e saiu com a medalha de ouro na competição nacional disputada em Curitiba-PR. Justino é parcialmente paraplégico (se movimenta com cadeira de rodas e andador) há 16 anos, depois de sofrer um espancamento que causou uma lesão T12, a mais leve na escala das lesões medulares. Antes disso, Justino era skatista e foi dependente químico por aproximadamente 20 anos. Em seu Facebook, o paratleta comemorou a vitória. “Hoje realizei um sonho, deixo de ser promessa e me torno realidade dentro do esporte que escolhi. Mais que isso, o Jiu-Jitsu hoje é minha filosofia de vida, saúde e caráter. Quero agradecer a todos que contribuíram para que isso se tornasse possível”, postou Justino antes de agradecer sua lista de apoiadores, que conta, entre outros com o programa InterAção, do Grupo Thathi de Comunicação.
O mais novo campeão nacional pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu mantém uma rotina de treinos por seis dias da semana, além de fazer musculação e pilates. Feliz com a estreia vitoriosa, Justino credita o sucesso ao árduo treinamento. “Meu treinamento fez toda a diferença. Treino todos os dias na A Família Bangu Nova União, com o sensei Daniel Pereira, que me procurou há cerca de 9 meses porque queria treinar um paratleta. Enfrentei dois adversários mais experientes, faixas azuis, com 2 e 3 anos de prática e venci,” conta o paratleta que venceu Márcio Cardoso e Gerson Vieira que completaram o pódio da competição.
Agora, além de comemorar, Justino Júnior segue em treinamento para a disputa do próximo torneio em junho, em São Paulo. No dia 1 de fevereiro ele esteve nos estúdios do Grupo Thathi de Comunicação e contou um pouco de sua história no programa Interação com Alessandro Maraca e João Pitombeira, confira um trecho:
https://youtu.be/GaeBqVHyI_E
Reportagem João Pitombeira