Botafogo e Sampaio Corrêa fizeram a segunda partida de ambas as equipes, pelo campeonato brasileiro, Série B, na noite desta sexta-feira (21), no estádio Santa Cruz. O time da casa vinha de uma vitória contra o Juventude, por 2 a 1, na cidade de Caxias do Sul. O Tubarão, como é conhecido o Sampaio Corrêa, vinha de um empate, por três gols, contra o Atlético Goianiense, na cidade de São Luís, no Maranhão. No final, o Botafogo venceu por um a zero, com gol de pênalti, apontado pelo VAR, ainda no primeiro tempo e manteve o time no G4, grupo de elite da série B, com 100% de aproveitamento.
O primeiro tempo
O jogo começou com o Botafogo senhor das ações, dominando a partida, como já era esperado. Logo aos 8 minutos, o VAR apontou mão na bola dentro da área do Sampaio Corrêa e o árbitro confirmou o pênalti a favor do time botafoguense. Osman bateu e abriu o placar no Santa Cruz.
Depois do gol, o time de Ribeirão pôs em prática um esquema que vem adotando há tempos. A equipe recua as linhas de marcação e dá a posse de bola para o adversário. O Sampaio Corrêa, no entanto, não soube aproveitar esse esquema e pouco criou no meio de campo e no ataque.
Até os 36 minutos, o time do Maranhão tinha dado apenas dois chutes a gol, assim mesmo de longa distância. O Botafogo administrava o placar e também pouco ou quase nada instigava o time adversário. O primeiro tempo terminou com esse cenário.
A segunda etapa
A narrativa do jogo mudou no segundo tempo. Os dois times vieram com mais vontade, mais incisivos no ataque. Logo nos primeiros momentos, o Sampaio Corrêa levou perigo ao gol botafoguense, que respondeu à altura e chegou a colocar a bola na trave do time maranhense.
O ímpeto do Sampaio, no entanto, não foi mantido e, aos poucos, o Pantera foi dominando o jogo, não permitindo que o adversário incomodasse de forma intensa o gol botafoguense, embora em alguns momentos, o Tubarão tivesse levado perigo.
As alterações provocadas pelo treinador Adilson Batista, do Botafogo, conseguiram administrar a vantagem e manter o placar favorável até o final da partida.
O próximo jogo do Fogão será na quarta-feira (26), contra o Santos, na partida de volta da Copa do Brasil. No jogo de ida, em Ribeirão, o Santos venceu por 2 a 0 e, para continuar no torneio, o Botafogo terá que vencer o time do Santos, por três gols de diferença. Se vencer por dois gols, leva a decisão aos pênaltis.
Pela Série B, o próximo jogo do Pantera será no sábado (29), no estádio Santa Cruz, contra o time do CRB de Alagoas.