Hoje, 27 de abril, é aniversário de Dinho Ouro Preto! Nesta matéria, relembre sua carreira e maiores sucessos com a banda Capital Inicial.
Sobre Dinho Ouro Preto
Cantor e compositor, Dinho (apelido de Fernando, Fernandinho, Dinho!) é vocalista e líder da banda Capital Inicial desde 1983 – quando tinha apenas 19 anos – com uma pequena pausa entre os anos de 1993 e 1998, quando esteve em carreira solo.
O retorno da banda rendeu um dos discos de maior sucesso da história do Capital: o Acústico MTV, no ano 2000.
Nascido em Curitiba, Dinho Ouro Preto mudou-se para Brasília ainda criança, por conta do trabalho do seu pai, que era Embaixador.
A conexão com Os Paralamas do Sucesso e Legião Urbana
Foi na Capital Federal que começou a dar os seus primeiros passos na música, aos 12 anos, quando conheceu o rock’n roll por meio de seus amigos e companheiros de cidade: ninguém mais ninguém menos que Herbert Vianna e Bi Ribeiro, que – mais tarde – formariam outra banda da mesma geração, Os Paralamas do Sucesso.
Dinho também é meio irmão de um integrante de outra banda muito importante da nossa música brasileira: Dado Villa Lobos, guitarrista da Legião Urbana.
Dinho e Dada moraram juntos em Brasília, depois que seus pais foram trabalhar fora do país. Nesta época, Dinho era muito amigo e fã de Renato Russo, que, antes de ser vocalista da Legião Urbana, formava com Fê e Flávio Lemos – hoje baterista e baixista do Capital – o Aborto Elétrico.
Ou seja: um rico caldeirão artístico e musical vindo de Brasília e que transformou para sempre a história da música brasileira e principalmente a cena do rock no nosso país.
Os sucessos da banda Capital Inicial
E Dinho Ouro Preto é parte importantíssima dessa história, com suas canções e interpretações viscerais, nos presenteando com diversos sucessos presentes em quase 20 discos com a banda – o último comemorando 40 anos de Capital Inicial, em 2022 – e quatro álbuns solo.
Entre eles:
- Independência (de Fê e Flávio Lemos, Loro Jones, Bozzo Barretti e Dinho Ouro Preto);
- À Sua Maneira (versão de Dinho para a canção De Música Ligeira, de Gustavo Cerati e Zeta Bosio);
- Fogo (Dinho e Bozzo Barretti);
- Primeiros Erros (Chove) (de Kiko Zambianchi);
- O Passageiro (versão de Dinho e Bozzo Barretti para a música The Passenger, de Iggy Pop e R. Gardiner);
- Eu Vou Estar;
- Natasha;
- Não Olhe Pra Trás;
- e Olhos Vermelhos (essa e as três acima de Dinho e Alvin L).