Na tarde desta quinta-feira (27/4), SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e SINCOMERCIÁRIOS – Sindicato dos Empregados do Comércio, encaminharam ao prefeito Duarte Nogueira, a proposta de um Plano de Ação com medidas para minimizar os prejuízos causados ao Comércio da região central de Ribeirão Preto por conta das obras de mobilidade que terão início em maio.
Sugestões mais urgentes que podem ser adequadas conforme o andamento das obras
1 – Que as obras no quadrilátero central sejam iniciadas somente após o Dia das Mães (domingo, 14/5) que é a segunda data mais importante para o Comércio Varejista;
2 – Que o trabalho nas obras e as interdições das vias, em dias estratégicos para as datas sazonais do calendário varejista, sejam interrompidos/flexibilizados de forma a facilitar o acesso dos consumidores às lojas, conforme cronograma abaixo sugerido:
Interrupções/flexibilizações nas Datas Sazonais
* Dia das Mães (domingo, 14/5) e seus reflexos
*Nesse caso específico, apenas se as obras já tiverem sido iniciadas.
Sábado – 6/5
Sexta-feira – 12/5
Sábado – 13/5
Domingo – 14/5
* Dia dos Namorados (segunda-feira, 12/6) e seus reflexos
Quinta-feira (Feriado de Corpus Christi) – 8/6
Sexta-feira – 9/6
Sábado – 10/6
Segunda-feira – 12/6
* Dia dos Pais (domingo, 13/8) e seus reflexos
Sexta-feira –11/8
Sábado – 12/8
Domingo – 13/8
* Dia das Crianças (quinta-feira, 12/10) e seus reflexos
Sexta-feira – 6/10
Sábado – 7/10
Quarta-feira – 11/10
Quinta-feira – 12/10
* Black Friday (sexta-feira, 24/11) e seus reflexos
Sexta-feira – 24/11
* Natal (domingo, 24/12) e seus reflexos com o horário especial de funcionamento
Quinta-feira – 21/12
Sextas-feiras – 1, 8, 15 e 22/12
Sábados – 2, 9, 16 e 23/12
Domingo – 24/12
Interrupções/flexibilizações em outras Datas Estratégicas
* Dia da Independência (quinta-feira, 7/9) e seus reflexos
Quinta-feira – 7/9
Sexta-feira – 8/9
Sábado – 9/9
* Dia de Finados (quinta-feira, 2/11) e seus reflexos
Quinta-feira – 2/11
Sexta-feira – 3/11
Sábado – 4/11
3 – Nos dias que houver interrupções/flexibilizações, sugerimos o redirecionamento dos trabalhos para pontos que não comprometam o acesso do público às lojas;
4 – Que a Prefeitura e a empresa responsável pelas obras realizem ampla divulgação prévia, com 15 (quinze) a 20 (vinte) dias de antecedência, comunicando aos comerciantes os trechos a serem interditados e o período previsto para tal, para que as lojas localizadas em trechos afetados possam se programar e buscar alternativas para atendimento aos clientes e vendas;
5 – Cessão de vagas de Área Azul nas vias adjacentes, próximas aos trechos interditados, para que os lojistas possam implantar estruturas de Drive-thru, caso necessário, conforme regras a serem estabelecidas e apenas no período em que o respectivo trecho de rua/avenida for impactado pelas obras;
6 – Que o cronograma possa contemplar que as obras nas vias com maior adensamento de estabelecimentos comerciais sejam realizadas primeiro (para que sejam concluídas primeiro) ou, de preferência, em períodos em que não houver datas sazonais promocionais do Varejo, ex: meses de julho e setembro;
7 – Máxima agilização das obras no sentido de aproveitar o período da estiagem e minimizar impactos aos lojistas. No caso das intervenções realizadas nas calçadas, nossa sugestão é de que sejam feitas sempre de forma a deixar alguma alternativa/espaço de passagem para o público que estiver a pé;
8 – Estabelecer a criação de um comitê composto por representantes de SINCOVARP, CDL RP, SINCOMERCIÁRIOS RP, demais entidades de classe envolvidas, Prefeitura, representantes dos órgãos envolvidos nas obras de mobilidade e da construtora, com canal aberto de comunicação, para tratar das demandas relativas aos impactos das obras sempre que for necessário.
Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, em 2022, as duas entidades tiveram a mesma iniciativa em relação às obras de mobilidade nos bairros. “Na ocasião, nossas sugestões foram acolhidas integralmente pela Prefeitura. Agora que as obras acontecerão no centro e na Av. Castelo Branco, estamos apresentando um novo Plano de Ação e com o importante reforço do SINCOMERCIARIOS RP como signatário das propostas. Em vez de iniciativas isoladas, defendemos sempre a união de forças em favor do Comércio Varejista”, afirma.
“Minimizar os impactos das obras de mobilidade junto ao Comércio é de grande interesse também para os comerciários, uma vez que tudo que faz diminuir as vendas também faz cair a renda dos trabalhadores que têm suas famílias e compromissos. Estamos saindo da pandemia que, em sua pior fase, já gerou muitos prejuízos. Entendemos que obras públicas geram transtornos, no entanto, é preciso equilíbrio para que o impacto negativo seja o menor possível para todos”, diz Regina Pesoti Zagretti, presidente do SINCOMERCIÁRIOS RP.
SINCOVARP e CDL RP, que representam oficialmente o Comércio Varejista em Ribeirão Preto e região, e o SINCOMERCIÁRIOS RP, que representa oficialmente os empregados do setor da cidade, também entendem que o Plano de Ação é possível de ser colocado em prática sem prejuízo às obras e sem onerar os cofres públicos.
“Mais do que apenas solicitar, as três entidades também participam da solução. O Comércio Varejista, em especial o da região central, é a segunda atividade econômica mais importante de Ribeirão Preto, proporcionando milhares de postos de trabalho, renda às pessoas envolvidas em sua cadeia produtiva e arrecadação aos cofres públicos. Não podemos perder o ritmo de recuperação que conquistamos com muito sacrifício”, finalizam Paulo e Regina.