A Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto interditou na tarde de quinta-feira, 27 de abril, uma farmácia que funcionava clandestinamente na avenida Saudade, nos Campos Elíseos. No local, foram apreendidos medicamentos controlados, antimicrobianos, anabolizantes e abortivos que eram aplicados e vendidos ilegalmente.
A ação teve a participação da Polícia Civil, que foi acionada pela Vigilância Sanitária, que investigava a movimentação no local há dias. O Conselho Regional de Farmácia também participou da ação. Dois homens foram presos.
A farmácia clandestina funcionava em uma casa de fundos, com portão de entrada ao lado da Farmácia São Benedito, cujo dono estava no imóvel clandestino aplicando anabolizante injetável em um cliente.
No total, foram apreendidos 3.774 caixas contendo medicamentos sujeitos a controle especial de tarja preta e de retenção de receita, diversos antimicrobianos sujeitos a retenção de receita, anabolizantes sem registro na Anvisa e abortivos entre outros medicamentos sem procedência.
“Estavam em plena atividade fazendo aplicação de anabolizantes quando as equipes da Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Farmácia e da Polícia (DISE) chegaram. Não foram apresentadas notas fiscais dos medicamentos ali encontrados, configurados assim produtos sem procedência”, explicou a Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Vânia Cantarella Rodrigues.