A Mansa Fúria baiana de Josyara, no Vitrine

Ela é cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Diretamente de Juazeiro, na Bahia, para sua audição atenta: Josyara é a convidada de Lívia Nolla, no Vitrine dessa semana.

Josyara traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história. Com uma voz bela e potente, a artista é embalada pelo seu violão percussivo, com personalidade performática e expressiva. A maior influência musical de Josyara é o cantor, compositor e violonista Roberto Mendes, de Santo Amaro da Purificação.

Em 2018, lançou o disco Mansa Fúria, pelo Edital da Natura Musical, que foi um dos discos mais elogiados do ano pela imprensa. O trabalho rendeu a Josyara as indicações para Melhor Disco do Ano pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) e Revelação do Ano, no Prêmio Multishow.

Conheça Josyara, artista da nova cena da MPB, no Vitrine | Foto: novabrasil

Também foi premiada como Melhor Instrumentista e o Escuta As Minas, categoria que revela novos talentos do WME Awards (Woman’s Music Event – que reconhece e exalta as mulheres da indústria musical).

Em 2020, lançou o disco Estreite (Joia Moderna) em parceria com o baiano Giovani Cideira. Em 2022, Josyara lançou o álbum, ÀdeusdarÁ, com 10 faixas autorais, sendo uma em parceria com Juliana Linhares e um feat com Margareth Menezes.

Além de compor, cantar e tocar seu violão em todas as canções, Josyara assina também os arranjos e a produção musical deste trabalho, que traz o encontro da percussão com o eletrônico e a forte influência do universo musical afro-baiano em sua musicalidade.

“Minha música é um jeito de dizer o que eu acredito.” diz Josyara

Em entrevista com Lívia Nolla, Josyara fala sobre suas raízes e sua infância em Juazeiro até se mudar para Salvador. A artista revelou detalhes sobre seu primeiro contato com violão, aos 10 anos, quando achou o instrumento escondido em um guarda-roupas do avô. Intuitivamente, foi a primeira “performance” de Josyara.

O brincar com o violão acabou chamando a atenção de uma amiga de sua mãe, que propôs ensiná-la a tocar com músicas da MPB.

O começo a inspirou a continuar se aperfeiçoando com o instrumento até realizar seu primeiro show em um evento chamado Rock in Rio São Franscisco. Quando recebeu seu primeiro cachê, percebeu que queria ser artista por profissão.

Josyara | Foto: Divulgação

De lá para cá, Josyara também falou sobre os processos de composição dos seus dois discos: Mansa Fúria (2018) e Àdeusdará (2022), além das críticas as sociais presente no álbum. Deste recente trabalho, compartilhou sobre a experiência de ser produtora musical de seus trabalhos.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS