Kiev foi atingida nesta manhã por fortes ataques de artilharia aérea russa, após dias de intensos combates nos subúrbios da cidade.
Um projétil atingiu um prédio de apartamentos, explodindo janelas e causando um incêndio. Segundo autoridades locais, pelo menos duas pessoas morreram.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, voltou a pedir que o Ocidente forneça armas a seu país e aplique mais sanções à Rússia.
Segundo Kuleba, outras nações sejam arrastadas para um conflito.
Apesar dos ataques de hoje e do fim de semana, em 35 pessoas morreram em um ataque russoa a uma base militar perto da fronteira com a Polônia, autoridades russas e ucranianas fizeram avaliações mais otimistas sobre o progresso em suas negociações com relação à guerra , sugerindo que pode haver resultados positivos dentro de alguns dias.
O conflito entre Rússia e Ucrânia entra hoje no décimo nono dia, mas o número de mortos é impreciso, já que há dificuldades em registrar a quantidade de vítimas.
O Conselho de Gabinete da Presidência da Ucrânia anunciou, para hoje, uma sessão de negociações com a Rússia para “resumir os resultados preliminares” das tratativas entre os países até aqui.
Jornalista morto
O premiado cineasta e jornalista americano, Brent Renaud, morto neste domingo na Ucrânia, estava trabalhando para a revista Time.
Ele fazia uma reportagem sobre os refugiados que saem de Irpin, nas proximidades de Kiev. Quando ele e outro jornalista ultrapassaram um ponto de controle militar, o carro começou a ser alvo de tiros.
O motorista deu a volta para retornar, mas o veículo continuou na mira dos disparos.Outro jornalista foi ferido.
Renaud, de 50 anos, trabalhou para várias organizações de notícias e mídia americanas em sua carreira, incluindo HBO, NBC e The New York Times.
Brent Renaud era um jornalista experiente na cobertura de conflitos armados. Ele realizou diversos trabalhos premiados com o irmão, Craig.
Os dois cobriram as guerras no Iraque e no Afeganistão, o terremoto no Haiti, a Primavera Árabe, no Egito, e a violência de cartéis de drogas no México.