RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vamos convergir para taxa de juros que não é 2%, mas não é 13%, diz Gustavo Franco

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ex-presidente do Banco Central (BC), Gustavo Franco acredita que a taxa Selic deve iniciar a trajetória de baixa ao longo dos próximos meses, caminhando para um juro próximo do neutro, que é aquele que estimula a economia sem gerar pressão inflacionária.

“A gente vai convergir para alguma taxa de juros no futuro que não é 2%, mas não é 13%”, afirmou o economista durante evento em São Paulo nesta terça-feira (2).

Segundo o sócio da gestora Rio Bravo, a autoridade monetária reduziu os juros mais do que qualquer pessoa poderia imaginar durante a pandemia, e subiu mais do que se esperava quando teve de retomar o ciclo de alta.

“Vamos ver como será o ciclo de baixa agora, vai começar sei lá daqui quantas reuniões. Tem uma que vai terminar amanhã [quarta-feira], vamos ver”, disse Franco, em referência à reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que começou nesta terça-feira e acaba nesta quarta. A expectativa majoritária do mercado é a de que a Selic seja mantida no patamar de 13,75% ao ano.

Franco disse que, desde que deixou a autoridade monetária, prefere não comentar os rumos da Selic às vésperas dos encontros do colegiado, para evitar qualquer aumento da volatilidade no mercado.

O ex-presidente do BC acrescentou que a Selic “vai seguramente convergir” para um patamar próximo do juro neutro, “que eu não sei onde é. E se algum economista disser que sabe onde está o juro neutro, vai estar forçando um pouco a barra.”

LUCAS BOMBANA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS