“Ela respira música. A vida dela é música. A voz dela faz a gente ficar mais feliz!”. É dessa forma que Adriana Couto dá boas-vindas a Izzy Gordon para compartilhar afetos e histórias a partir da música preta brasileira.
O talento vem de família! Filha do músico Dave Gordon e sobrinha da cantora e compositora Dolores Duran, conviveu desde pequena com grandes nomes da música como Jair Rodrigues, Tim Maia, Cassiano, Rita Lee e Wilson Simonal. Os artistas frequentavam sua casa para conversar e improvisar com seu pai.
Com influências do jazz, blues e da própria MPB, Izzy começou a carreira como cantora no musical Emoções Baratas, dirigido por José Possi Neto, onde mostrou seu talento e viajou pelo Brasil. Em 1993, gravou no disco 23, de Jorge Ben Jor, com quem saiu em turnê.
Ao longo da carreira, Izzy coleciona parcerias com nomes nacionais e internacionais de peso, como U2 e Paul McCartney, e realizou shows com Emicida, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Paula Lima, Gerson King Combo, Zizi Possi, Fernanda Porto, Ed Motta, Rashid, Rael, entre outros.
Em 2005, a artista lança seu primeiro álbum, Aos Mestres com Carinho, que também é uma homenagem à sua tia, Dolores Duran. Já seu segundo disco, O Que Eu Tenho Pra Dizer, expressa seus gostos por ritmos, melodias e timbres.
Em 2011, lança Negro Azul da Noite, projeto baseado na obra de alguns dos nossos maiores e mais expressivos compositores negros. Em 2023, a artista se prepara para o lançamento de seu quinto álbum.
“Eu vivia a África dentro de casa e para mim isso era um reino!”, relembra Izzy Gordon
Quantas histórias cabem em três décadas de carreira? Quantas memórias mais pretas cabem em uma vida inteira? Izzy Gordon compartilha com afeto sua trajetória, que nasce com o amor musical de seus pais e passa pelas visitas ilustres de grandes artistas em sua casa.
Mas, apesar de tanta inspiração desde cedo, Izzy conta que o processo de se descobrir uma cantora não foi tão fácil por conta de sua timidez. Um dia, ao ouvir uma certa canção, houve o seu “despertar” para sua vocação.
Presença frequente nos eventos e festivais de jazz do Brasil, Izzy já se apresentou nos melhores palcos do país e inúmeros eventos populares. Em 2023, a artista prepara o lançamento do álbum, O Dia Depois do Fim do Mundo, apresentações em celebração aos seus 30 anos de carreira e também homenagens a Elza Soares.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘+Preta’
+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades.
Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.
A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança.
No comando do microfone, a apresentadora Adriana Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.
Confira a playlist oficial do programa: