Unidade de saúde de Santos promove campanha de conscientização sobre a higienização das mãos

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Estima-se que mais de 40% das infecções em ambientes hospitalares podem ser reduzidas com a lavagem das mãos, conforme dados da OMS

Quarenta segundos! Parece pouco? Mas é tempo suficiente para lavar as mãos de forma correta e salvar vidas. Mantê-las sempre bem limpinhas é uma atitude simples, mas muitas vezes esquecida pelas pessoas. Por isso, se transformou no tema de uma campanha especial preparada pela Comissão de Controle de Infecções do Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, em Santos, em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado nesta sexta-feira (5). A ideia é chamar a atenção dos profissionais de saúde e conscientizar os munícipes.

“Lavar as mãos protege contra infecções. É um ato simples, fácil e barato e é o maior desafio da Organização Mundial da Saúde (OMS). As pessoas precisam se conscientizar da importância dessa ação. Aqui, toda vez que realizamos um treinamento, começamos pela técnica de higienização das mãos que leva 40 segundos, mas que salva vidas”, diz a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção do Complexo Hospitalar, Márcia Cristina Guilhen. 

O alerta não ocorre à toa. Estima-se que mais de 40% das infecções em ambientes hospitalares podem ser reduzidas com a lavagem das mãos, conforme dados da OMS. A higienização mais eficaz é o uso de água e sabão. Caso não seja possível, utilizar o álcool em gel também ajuda, explica a enfermeira Lucia Nascimento Ferrari, que também atua com educação no Complexo Hospitalar.

Segundo ela, com a lavagem correta das mãos, elimina-se microrganismos indesejados que qualquer pessoa adquire ao tocar objetos, como ao utilizar um ônibus, dirigir um carro ou passar em qualquer local de costume no dia a dia.

“E as pessoas, às vezes, acabam se esquecendo, depois de tudo isso, de lavar as mãos ao chegar no trabalho ou mesmo em casa. Daí pegam uma bolacha, uma batatinha, enfim, comem sem ter feito a higienização. Ficam doentes e não sabem nem de onde pegaram determinada doença”.

Por isso, Lúcia volta a reforçar a importância da campanha. “A pandemia nos ensinou que a higienização adequada das mãos nos salva de inúmeras doenças e, dentro do ambiente hospitalar, previne todas as infecções”, destaca.

A campanha visa transformar os servidores da área de Saúde também em multiplicadores da informação. Um teste foi aplicado para chamar a atenção sobre saber realizar a higienização de forma adequada. Os trabalhadores de todas as áreas foram convidados a realizá-lo. 

Foi aplicado luminol nas mãos, um produto que reflete no escuro. Eles realizaram a higienização da forma como acharam que seria correto. Depois colocaram as mãos em uma caixa escura e foram ver como elas estavam. 

Sim, tem técnica para garantir que as mãos fiquem limpas. Mas tudo bem simples e que você vai gastar no máximo 40 segundos para isso (veja abaixo).

  • Primeiro esfregue a palmas das mãos contando até cinco
  • Depois, faça o mesmo entre o dorso da mão e entre os dedos. Mão direita e esquerda, uma de cada vez
  • Entre os dedos, novamente, como se estivesse em posição de oração, ensaboe cinco vezes e higienize o polegar
  • Depois, é a vez dos ossinhos das mãos
  • Por último, higienize as unhas. Esfregue-as na palma das mãos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS