Em meio a polêmicas políticas, a edição de 2023 da Agrishow chega ao fim com R$ 13,2 Bilhões em vendas de máquinas agrícolas e público estimado em 195 mil pessoas, o que demonstra um aumento de, aproximadamente, 7% em relação a edição de 2022 . Os números foram divulgados durante balanço realizado na tarde desta sexta-feira (5).
Antes do início do feira, a organização esperava receber 190 mil visitantes e superar os R$ 11 Bilhões em vendas do último ano, transpondo os índices registrados na edição passada.
O evento ainda contou com 50 países visitantes, e mais de cinco mil empregos temporários foram gerados para a realização da feira. Além disso, 100% da rede hoteleira em Ribeirão Preto foi ocupada durante a primeira semana de maio. No mesmo período, o aeroporto Leite Lopes registrou aumento no fluxo de 300%.
Foi informado ainda que a edição de 2024 da Agrishow irá ocorrer entre os dias 29/04 a 3/05, em Ribeirão Preto-SP.
Nova direção
Conforme anunciado com exclusividade pelo jornalismo do Grupo Thathi, na manhã desta sexta-feira (5), Francisco Matturro deixa o cargo de presidente da Agrishow. João Carlos Marchesan, atual presidente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), assume a cadeira mor da organização da feira agrícola a partir de 2024.
Marchesan é administrador de empresas e empresário. Clique aqui e conheça mais sobre o novo presidente do evento agrícola.
Polêmicas
O desentendimento com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a presença de Jair Bolsonaro (PL) e o consequente cancelamento da tradicional cerimônia de abertura da feira agrícola, além da ameaça do corte de verbas federais, por meio de patrocínios estatais, polemizaram a edição de 2023 da Agrishow.
Principal referência em tecnologia agrícola na América Latina, a Agrishow contava com o ministro na abertura, mas um encontro a poucos dias do início da feira, na terça-feira (25), entre a organização e Fávaro, terminou em impasse.
A ausência do atual governo frustrou o setor agrícola, tendo em vista a expectativa de que Fávaro anunciasse linhas de crédito para o agronegócio e desse detalhes da elaboração do Plano Safra 2023/24, que deve ser anunciado oficialmente em junho.
O convite para Bolsonaro (PL) visitar Ribeirão, em sua primeira viagem após retornar ao país, partiu do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, com justificativa que seria possível a feira abrigar Bolsonaro e o ministro.
Em meio ao desencontro, o governo federal anunciou o cancelamento do patrocínio do Banco do Brasil à Agrishow. “Na medida em que o evento perde sua característica institucional e na medida em que houve essa descortesia com o ministro e com o Banco do Brasil que iria acompanhá-lo no evento, não se justifica mais o patrocínio”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
Mesmo com a ameaça, a propaganda do banco foi mantida durante toda a feira.