SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Levantamento recente da consultoria de marketing Sports Value mostra que os times profissionais de futebol continuam apanhando de 7×1 na comparação com outros países por contratos de publicidade e marketing.
Na MSL, a liga profissional dos EUA, os times faturam mais de US$ 500 milhões por ano com marketing (patrocínio) quase 17% do mercado publicitário americano. No futebol europeu, como Espanha, França, Itália e Alemanha, esse índice é de 16%. No Brasil, onde o esporte é paixão nacional, representa somente 1,8%.
“O futebol brasileiro vive um momento de alta poluição visual de marcas patrocinadoras e baixo retorno [em publicidade para a liga]”, diz Amir Somoggi, sócio da consultoria.
“Somos um dos maiores mercados de mídia e entretenimento do planeta, mas valores movimentados pelos clubes estão muito abaixo de outros mercados”, diz Somoggi.
Para ele, uma das saídas é investir mais em mídia social. No Brasil, o Corinthians é o time que mais despertou para esse potencial. Curiosamente é um dos mais endividados.
*
As 20 maiores dívidas (em R$ milhões, 2022)
Atlético-MG: R$ 1,5 bilhão
Cruzeiro: R$ 1 bilhão
Corinthians: R$ 910 milhões
Palmeiras: R$ 875,8 milhões
Internacional: R$ 865,7 milhões
Botafogo: R$ 729,5 milhões
Fluminense: R$ 677,5 milhões
Vasco: R$ 664,1 milhões
São Paulo: R$ 586,6 milhões
Santos: R$ 539,9 milhões
Redação / Folhapress