8 de maio é celebrado o Dia do Artista Plástico no Brasil. E você sabia que alguns dos maiores nomes da nossa música também são Artistas Plásticos? Confira nesta matéria:
Como surgiu o Dia do Artista Plástico?
A data surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, que nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, interior de São Paulo, e é considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX.
Almeida Júnior ficou conhecido como o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em suas tarefas cotidianas. Passou pela Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro, pela Ècole de Beaux Arts de Paris e fez sua primeira mostra individual no Brasil em 1892.
Entre suas obras, destacam-se:
- As Lavadeiras (1875);
- Caipira Picando Fumo (1893);
- Amolação Interrompida (1894);
- A Partida da Monção (1894);
- e Violeiro (1899).
De forma trágica, sua vida foi interrompida precocemente quando, em 1899 – antes de completar 50 anos de idade – foi morto por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura do Amaral Gurgel, com quem o pintor manteve um caso amoroso por vários anos.
5 artistas da MPB que também são Artistas Plásticos
Para celebrar a data e homenagear os Artistas Plásticos de todo o Brasil, preparamos uma lista com 05 artistas da MPB que também são artistas plásticos e você nem imaginava!
1- Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes é aquilo que costumamos chamar de multi-artista: além de cantor, compositor, poeta e escritor, também é artista visual e curador de arte. Já expôs seus trabalhos de artes plásticas, visuais e performance em diversos lugares do Brasil e do mundo, como Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Espanha.
Confira algumas obras de Arnaldo Antunes aqui.
2 – Ana Carolina
A cantora, compositora e multi-instrumentista e produtora carioca Ana Carolina tem projetos como artista plástica, especificamente na área da pintura abstrata.
Em julho de 2010, Ana Carolina estreou o show Ensaio de Cores, um projeto em que misturava sua música com a apresentação, em primeira mão, de telas pintadas por ela. Chegou, inclusive, a lançar uma exposição própria em uma galeria da Vila Madalena, em São Paulo, no ano de 2015.
Confira algumas obras de Ana Carolina clicando aqui.
3 – Arnaldo Baptista
Um dos maiores ícones do rock nacional, o eterno Mutante Arnaldo Baptista tem um trabalho amplo na área das artes plásticas. Com um estilo variado e abstrato, o artista reúne atualmente um acervo com centenas de obras que misturam pintura, colagem e outras mídias.
Arnaldo Baptista possui, inclusive, uma galeria visual completa, que pode ser acessada por qualquer um que tiver interesse.
O visitante poderá percorrer todas as exposições do multi-instrumentista, compositor, escritor e artista plástico paulistano desde 2010 até hoje. Bilíngue, português-inglês, e dividida por salas, a galeria apresenta as obras integrantes de seis mostras individuais, acompanhadas dos textos de curadoras e curadores.
4 – Carlinhos Brown
Carlinhos Brown é outro dos nossos multi-artistas brasileiros: além de cantor, compositor, produtor musical, arranjador e multi-instrumentista, o baiano também é pintor e já soma mais de 800 telas concluídas.
Desde 2003, o artista vem intensificando sua experiência com as tintas e os pincéis e já expôs suas pinturas no foyer do Teatro Castro Alves (TCA) e no foyer do Jornal A Tarde, ambos em Salvador.
Sua primeira exposição oficial, O Olhar Que Ouve, foi apresentada na Caixa Cultural de Brasília e também no Palácio do Planalto.
Em 2019, fez sua primeira exposição de pinturas fora do Brasil, La Mirada que Escucha, no Espacio Fundación Telefónica, em Madri, na Espanha. Mostrando as cores fortes de seus quadros, Brown revela também toda a paixão que tem por tudo o que faz em termos artísticos, desde que saiu do Candeal.
Confira algumas obras de Carlinhos Brown aqui.
5 – Dorival Caymmi
Além de ser um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos, Dorival Caymmi também era ator e pintor. Tinha a pintura como hobby e chegou a criar suas próprias capas de disco. Como na música, sua inspiração principal para as artes visuais era o mar e a vida litorânea, representados em traços modernistas.
O convívio com Volpi, Rebolo, Pancetti e Graciano, no Clube dos Artistas e Amantes das Artes, conhecido também como Clubinho, em São Paulo, foi um dos mais importantes estímulos para a sua crescente atividade na pintura.
Confira algumas obras de Caymmi aqui.