Agora é oficial. na sexta-feira, 5 de maio de 2023, a Organização Mundial de Saúde declarou que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde pública de importância internacional. Em outras palavras, a doença deixou de representar ameaça para a saúde pública mundial – como foi estabelecido em janeiro de 2020.
Dados conservadores – resultantes de testes que detectaram a ação direta do vírus Sars-Cov-2 – indicam a morte de quase 7 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o número de óbitos passou de 700 mil. E levantou uma questão: por que respondemos por 11 por cento do total de mortos por Covid-19, se temos apenas 3 por cento da população mundial? Os especialistas respondem com uma palavra: negacionismo.
A forma como tal negacionismo se manifestou foi esmiuçada na CPI da Covid-19 no Senado Federal. Mas ainda se espera pelos desdobramentos – por parte do Ministério Público Federal- para que haja responsabilizações. Isso é obrigatório, em memória dos milhares de brasileiros que perderam a vida durante a pandemia.