Conhecida como a Rainha do Rock Brasileiro, ou Mãe do Rock, a cantora, compositora, multi-instrumentista e escritora está entre os cinco artistas que mais venderam discos na história da música brasileira. Quer saber mais sobre sua trajetória? Confira nesta matéria, 13 curiosidades sobre a vida e carreira de Rita Lee, a Mãe do Rock.
13 curiosidades sobre a vida e carreira de Rita Lee, a “Mãe do Rock”
1- Rita Lee é uma das primeiras mulheres roqueiras no Brasil
Com mais de 300 composições, Rita é uma das primeiras mulheres roqueiras no Brasil e tornou-se referência para uma centena de artistas que vieram depois dela na música popular brasileira.
É raro encontrar uma cantora brasileira que não tenha se inspirado ou regravado Rita Lee.
2- Rita Lee a 15° na Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira
Ela ocupa a posição 15 na Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira, criada pela Revista Rolling Stone, em 2008.
3- Rita atua em diversas causas sociais
Ativista e feminista, Rita não participou somente de revoluções no que diz respeito à música do nosso país, mas também no que diz respeito à sociedade como um todo, ao comportamento, independência e posicionamento das mulheres em uma sociedade machista e dominada por homens, não somente no rock’n roll.
Suas letras fortes e questionadoras foram fundamentais para este movimento, sempre rompendo com as convenções sociais impostas.
Outra área em que Rita atua ativamente é na defesa dos direitos dos animais e da preservação do meio ambiente.
4- É filha de pai norte-americano e mãe brasileira
Rita Lee Jones nasceu em 1947, em uma família de classe média de São Paulo, no bairro da Vila Mariana. Ela é a terceira filha de pai norte-americano e mãe brasileira – por isso o sobrenome Lee Jones.
5- Quando criança, sonhava em ser atriz de cinema ou veterinária
Começou a estudar piano ainda criança, mas sonhava em ser atriz de cinema ou veterinária. Chegou a cursar Comunicação Social na USP, mas saiu no primeiro semestre, para se dedicar a música.
6- Sua primeira banda foi formada com duas amigas
Ainda adolescente começou a compor suas primeiras canções e a se apresentar em clubes, como integrante do Tulio’s Trio. Em 1963, formou uma banda com duas amigas, as Teenage Singers, e passaram a tocar em festinhas de escola.
7- O nome da banda ‘Os Mutantes’ foi uma sugestão de Ronnie Von
No mesmo ano, as Teenage Singers conhecem o trio de garotos The Wooden Faces, e eles se juntam para formar o Six Sided Rockers, que logo muda de nome para Os Seis e chega a gravar um compacto com duas canções.
Depois de um tempo, dos seis integrantes da banda, sobram Rita Lee, no vocal, e os irmãos Arnaldo Baptista, no baixo, e Sérgio Dias, na guitarra, que passam a se chamar Os Bruxos.
Em 1966, Os Bruxos começam a se apresentar como elenco fixo do programa de Ronnie Von, da TV Record, e trocam o nome da banda, inspirados no filme de ficção científica O Império dos Mutantes. No ano seguinte, a banda participa da gravação do LP “Ronnie Von – Nº 3”.
8- Na banda ‘Os Mutantes’, Rita tocava flauta, teclados, percussão, banjo e objetos inusitados
Os Mutantes foram a primeira banda do Brasil a fazer uma espécie de rock psicodélico e experimental. Rita, além de cantar e compor, tocava flauta, teclados, percussão, banjo e fazia performances com sintetizadores e objetos inusitados, como foi o caso de uma bomba de dedetização.
9- Rita Lee teria sido expulsa de Os Mutantes por Arnaldo Baptista
Segundo a própria conta em seu livro, Rita Lee, uma autobiografia, Arnaldo teria a expulsado da banda, alegando que ela não tinha o virtuosismo necessário para os novos rumos do rock progressivo que a banda estava almejando.
10- Rita rasgou a certidão de casamento com Arnaldo Baptista no programa da Hebe Camargo
Além disso, a relação de Rita e Arnaldo, que namoravam desde 1968 e tinham se casado um ano antes, tinha chegado ao fim. Rita conta que o casamento, na verdade, foi apenas uma desculpa para ganhar independência dos pais e, na volta da lua-de-mel, o casal rasgou a certidão de casamento no programa de Hebe Camargo.
11- O álbum ‘Fruto Proibido’ ocupa a 16ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira
No ano seguinte, com novos integrantes e já sem Lúcia, Rita Lee & Tutti Frutti lançam o histórico álbum Fruto Proibido, que ocupa a 16ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira, da Rolling Stone Brasil e é considerado um dos principais discos do rock brasileiro. O disco dialoga com as mudanças sociais, políticas e culturais do Brasil na época.
12- A canção ‘Ovelha Negra’ foi a canção que consagrou Rita Lee
Ovelha Negra é uma das canções mais famosas da carreira de Rita Lee e a consolidou definitivamente como uma das maiores artistas do nosso país, sendo chamada – a partir de aí – de Rainha do Rock Brasileiro.
13- ‘Refestança’ marcou o relançamento de Rita Lee e Gilberto Gil
Em 77, Rita sai em turnê com Gilberto Gil, em um show que vira disco no ano seguinte: Refestança. No ano anterior, tanto Rita quanto Gil tinham sido presos por porte de maconha. Na época, Rita nem fumava, porque estava grávida de seu primeiro filho, Beto, mas teve a sua casa invadida pela polícia para vasculhar algum vestígio de droga.
Refestança marca o relançamento da carreira dos dois após esses fatos e conta com sucessos como a faixa título, de Rita e Gil; Arrombou a Festa, de Rita e Paulo Coelho; e É Proibido Fumar, de Roberto e Erasmo Carlos.
Essas são apenas algumas curiosidades sobre a Mãe do Rock. Quer conhecer mais curiosidades sobre a vida e carreira de Rita Lee? Clique aqui e ouça o Acervo MPB especial Rita Lee, quando e onde quiser.