Com estreia de prata da casa, Botafogo recebe Vitória-BA em volta à Série B após 17 anos

Jonata Machado, de 19 anos, terá primeira oportunidade para atuar no profissional do Botafogo e Roberto Cavalo vê time com potencial para brigar na parte de cima da Série B do Brasileiro

0
Foto: Luís Augusto / Grupo Thathi

12 de novembro de 2002. Essa foi a data do último jogo disputado pelo Botafogo na Série B do Brasileiro. A derrota por goleada para o Fortaleza-CE, por 7 a 1, no Estádio Presidente Vargas. O resultado culminou com a queda do Tricolor e agora, quase 17 anos depois, o clube retoma o grande sonho que é estar no torneio que reúne alguns dos principais clubes do Brasil e logo de cara já estreia contra uma das camisas mais tradicionais do futebol brasileiro.

O Vitória-BA será o primeiro desafio do Pantera na competição nacional em duelo que acontecerá neste sábado (27), às 11h, no Estádio Santa Cruz. Após ter praticamente um mês para preparar a equipe, o técnico Roberto Cavalo acredita que seus comandados poderão apresentar uma evolução tática e técnica logo na estreia. “Tivemos uma melhora muito grande em termos de elenco e das contratações que aqui chegaram. Estou convicto de que vamos fazer um grande campeonato e vamos ter um time muito aplicado tecnicamente contra o Vitória-BA. A Série B será um campeonato muito equilibrado se você analisar todos os times. Poderemos ter um Botafogo não tão entrosado, mas na superação e com muito empenho dos atletas estaremos preparados para o jogo”, garantiu o comandante.

Cavalo foi além e acredita que mesmo com o Botafogo tendo ainda que se reacostumar a disputar uma Série B, o torcedor poderá sonhar alto. “Pelo grupo que nós estamos montando é para brigar no meio da tabela para cima. No meu entender, vamos brigar pelo G4 com mais alguns jogadores pontuais que vão chegar e vamos ter muita força”, reforçou o treinador.

No duelo contra o Rubro-Negro baiano, o botafoguense poderá ver de cara algumas novidades entre os titulares. Na defesa, Lucas assume a lateral direita, enquanto que Leandro Amaro ganhou a vaga de Plínio no miolo de zaga. A principal cara nova será o prata da casa Jonata Machado, 19, que terá a sua estreia pelo time profissional do Botafogo. Ele irá atuar na vaga do lesionado Willian Oliveira, que ainda está em fase de transição. “O Jonata Machado está escalado para jogar contra o Vitória-BA porque mostrou que tem condições e muita personalidade. Ele é um garoto que terá a primeira oportunidade no time profissional, todos os jogadores se comprometeram a ajudá-lo e temos total confiança no Jonata”, disse Cavalo.

Já o Vitória-BA vem a Ribeirão buscando se livrar da crise que tem encarado desde o início da temporada. Eliminado na Copa do Brasil e da Copa do Nordeste e sem ter chegado sequer à decisão do Campeonato Baiano, o time passou por reformulação no elenco e ultrapassou a marca de dois meses sem conquistar uma vitória. O último triunfo do Vitória-BA ocorreu em 6 de fevereiro, por 4 a 0, contra o Jequié-BA, no Estadual. Depois disso, a equipe acumula cinco derrotas e sete empates.

FICHA TÉCNICA
Botafogo x Vitória-BA
Campeonato Brasileiro da Série B – 1ª Rodada
26/04/2019 – 11h
Estádio Santa Cruz
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia-RJ
BOTAFOGO – Darley; Lucas, Naylhor, Leandro Amaro e Pará; Jonata Machado, Marlon Freitas e Nadson; Bruno José, Rafael Costa e Erick Luis. Técnico: Roberto Cavalo.
VITÓRIA-BA – João Gabriel; Matheus Rocha, Victor Ramos, Edcarlos e Capa; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Dudu Vieira; Andrigo, Caíque Souza e Neto Baiano. Técnico: Claudio Tencati.