O prefeito Duarte Nogueira assinou, na tarde desta quinta-feira (11), a ordem de serviço para início da construção restante do viaduto da Avenida Brasil sobre a Avenida Mogiana.
Com prazo de entrega previsto para oito meses e custo total de R$ 11.980.492,28, a obra será realizada pela Autem Engenharia Ltda, que venceu a concorrência pública iniciada em março. Além do viaduto, a contratação também inclui a construção da segunda parte de um pontilhão sobre a linha férrea, também na avenida Brasil.
No evento, que ocorreu durante o 65º Congresso Estadual de Municípios, Nogueira ainda anunciou que a prefeitura ainda vai estender o programa Ribeirão Mobilidade, levando asfalto novo para mais 170 km de ruas e avenidas. “Com isso, chegaremos a mais de 820 km de vias revitalizadas em Ribeirão Preto até o ano que vem”.
O viaduto
O viaduto vai passar por cima da rotatória, em direção à avenida Thomaz Alberto Whately.
Nogueira também lembrou da importância da obra para o plano viário do Ribeirão Mobilidade, que ligará os 11 corredores de ônibus que estão em construção por uma extensão de 56 km, cobrindo a cidade de ponta a ponta.
“Além de garantir a fluidez ao trânsito no corredor Norte-Sul, que passará por ali, a obra reduzirá um ponto crítico de tráfego, existente hoje, no cruzamento das avenidas Brasil e Mogiana, garantindo muito mais segurança ao trânsito da região”.
A obra inclui a construção das rampas e alças de acesso à avenida Brasil e a iluminação do viaduto, além da construção de novas galerias de águas pluviais no entorno, para conter alagamentos em época de chuvas; o asfaltamento no entorno e o paisagismo, com instalação de 9.960m² de grama e plantio de 40 árvores.
Com dez metros de altura, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto será fundamental para o corredor de ônibus Norte-Sul, beneficiando cerca de 700 mil usuários do transporte público.
Já o pontilhão, depois de concluído passará a medir o dobro da largura, atingindo 15 metros. Ao todo, serão 48 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil metros cúbicos de concreto e 350 toneladas de aço.
A obra beneficiará diretamente os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil.
Histórico
A primeira empresa (Contersolo) vencedora da licitação para implantação do viaduto da avenida Brasil e Mogiana foi notificada sobre rescisão contratual e sofreu a aplicação de multa calculada em 10% do saldo remanescente. Já a rescisão do contrato com a segunda empresa (Ramadam Engenharia e Empreendimentos Ltda), se deu pelo descumprimento contratual dos prazos estabelecidos. A empresa foi penalizada e uma nova licitação foi iniciada prontamente, que culminou, agora, com a contratação da Autem Engenharia.