Igor Ramos
Graças à força defensiva e um ataque implacável, o time de basquete do técnico Helinho segue fazendo história com campanha memorável.
No primeiro, jogo o SESI Franca Basquete venceu o 123 Minas dentro de casa e abriu o placar na série de semifinais dos playoffs no NBB 15.
Franca vive uma fase memorável e caminha a passos largos para mais uma conquista do NBB. Não será fácil, mas o desempenho do time, especialmente no ginásio Pedrocão, tem mostrado a força do time de Helinho. No primeiro duelo, vitória em casa por 112 a 98, abrindo a série melhor de cinco. O segundo jogo acontece amanhã às 19h30, com transmissão ao vivo, na ESPN.
Os números mostram a disparidade nesse início do confronto. Nos dados divulgados pela NBB, apurados pelo Th+ mostram a eficácia do ataque e o desempenho individual de Georginho, com 28 pontos, seguido por Lucas Dias com 25 e Lucas Mariano com 22.
Embora o time visitante tenha tido o cestinha Johnson SR com 31 pontos, Franca mostrou-se uma equipe homogênea, com assistências , e, principalmente nos rebotes, Lucas Dias dominou 11 deles e Georginho 9.
Nas assistências, Lucas Mariano obteve 6 e David Jackson 5. Georginho, que além de cestinha do SESI, foi também destaque com 4 assistências e 9 rebotes.
O SESI tem mostrado nas competições, algumas características que provam a força coletiva. Foi o primeiro time a conseguir terminar a fase regular de forma invicta. Somados os jogos do Paulista, da Copa Super 8 e BCLA foram incríveis 46 jogos com vitórias consecutivas. Um recorde.
O time tem obtido, na média, o melhor ataque com 90 pontos por jogo e quatro jogadores entre os 20 cestinhas e entre os melhores em eficiência.
Mas não é só isso. A força defensiva tem sido o ponto forte. Apesar do poder ofensivo absurdo, o que colocou a equipe de Franca nas semifinais foi a defesa. Quando se está vulnerável tem que apelar para a segurança do sistema defensivo.
Foi o que fizeram Helinho Garcia e seus comandados. Ativaram o DNA francano da defesa, com marcação rápida e muita velocidade. Marcas desde os idos da história de Hélio Rubens Garcia e companhia. Na fase anterior, baixaram os números da Unifacisa em 74, 78 e 73 durante as três vitórias da série e conseguiram a classificação.
Destaques
Lucão tem sido o nome nesse quesito e também no ataque. Dominou 16 bolas de três pontos e foi o principal pontuador das quartas de final. com 17,8 pontos de média.
Confira as estatísticas do SESI, obtidas pelo portal.
APROVEITAMENTO
60%
ARREMESSOS
53% convertidos
68%
ARREMESSOS DE 2 PONTOS
44% convertidos
41%
ARREMESSOS DE 3 PONTOS
56% convertidos
71%
LANCES LIVRES
86% convertidos
Fonte NBB