A pandemia aproximou Paulo Ricardo do violão, seja através das lives, dos vídeos para as redes sociais ou das novas composições. A parir daí surgiu, pela primeira vez em sua carreira, a vontade de lançar um espetáculo e um álbum todo baseado apenas na voz e no violão, intitulado Voz, Violão & Rock’n’roll.
Paulo Ricardo faz releituras de clássicos do rock nacional em novo álbum
No álbum, os fãs poderão ouvir clássicos do rock nacional como Olhar 43 e Rádio Pirata, Louras Geladas, Alvorada Voraz e Revoluções por Minuto em versões mais despojadas, cruas, viscerais, que remetem ao folk e ao blues, os pais do rock’n’roll.
Além disso, poderão descobrir novas nuances em baladas como A Cruz e a Espada, Dois – que está na programação da novabrasil -, e London, London, canção de Caetano Veloso, lançada por Gal Costa.
O disco também conta com Flores Astrais, dos Secos & Molhados, e a levada rockabilly de Tudo por Nada, e um feat super especial, com Zeeba, na faixa Eu Não Sei.
Dentre as canções, a inédita Vibe, uma canção delicada com sitar e uma textura oriental que marca sua primeira parceria com o grande compositor Bruno Caliman.
O álbum já está disponível nas principais plataformas.
História da música Olhar 43
A música que viria a ser um grande sucesso em todo o país, Olhar 43, foi lançada apenas 2 anos depois da estreia da banda RPM.
Segundo Paulo Ricardo, a música era um “exercício de contemporaneidade”. Os músicos queriam fazer algo diferente da sonoridade que estava em alta na época e que colocasse as pessoas para dançar.
Então, aproveitando referências do high-tech, techno pop e até mesmo música disco, Schiavon compôs uma base de teclado para a música inteira. Aliás, um dos motivos pelo qual Olhar 43 foi tão revolucionária foi justamente pela presença forte do teclado na canção, tomando o protagonismo até da guitarra, que é característica do rock até hoje.
Foi em cima dessa base que Paulo Ricardo colocou uma melodia de voz e escreveu a letra icônica. O compositor conta que demorou vários dias para escrever uma letra que chegasse ao nível que ele buscava para a canção.
A música se trata de uma declaração de amor de um adolescente apaixonado por uma menina maravilhosa aos olhos dele.
Segundo Paulo, ele era o típico garoto tímido e nerd em sua adolescência. E na música, o menino faz jus a essas características, amando em segredo a garota, que nem faz ideia desse sentimento.