A Transerp iniciou nesta quarta-feira, dia 17 de maio, na avenida Presidente Vargas, a etapa de deflagração de semáforos, que consiste no desligamento da rede antiga e a ligação da rede nova, utilizada para os semáforos inteligentes e permitindo a onda verde para o transporte coletivo nos corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade.
Para executar essas adequações foi necessário operar alguns dos cruzamentos da avenida por um período para que os técnicos realizassem a substituição dos equipamentos. Essa operação ocorre de forma conjunta com o consórcio ITS (empresas responsáveis por implantar os semáforos inteligentes), os Agentes Civis de Trânsito e a equipe do Setor Semafórico da Transerp.
Nesta quarta-feira, 17, a opeação ocorreu na avenida Presidente Vargas com a rua João Godoy. Na quinta-feira, dia 18, no período da manhã, o serviço será na avenida Presidente Vargas com a rua José Leal. Já na sexta-feira, dia 19, pela manhã, as equipes de trabalho estarão na avenida Presidente Vargas com a avenida Itatiaia.
A operação no cruzamento da avenida Antônio Diederichsen com a rua Thomaz Nogueira Gaia, que estava prevista para sexta-feira, 19, tem previsão para a próxima semana.
Novo semáforo em operação
Com o processo de adequação da rede semafórica antiga para a nova, na avenida Presidente Vargas com a rua João Godoy, foi possível ligar o novo equipamento instalado no cruzamento da Vargas com a rua Marechal Rondon.
Novo sistema previsto para dezembro
Os equipamentos que começaram a ser adequados fazem parte da implantação de um grupo de semáforos inteligentes que serão ligados nesta função tecnológica somente quando todos forem instalados. A previsão é que o novo sistema inteligente seja iniciado em dezembro. Até o final do segundo semestre deste ano, a instalação será realizada em 154 cruzamentos. De modo gradativo com as implantações, a intenção da Transerp é chegar a 200 cruzamentos com equipamentos novos até 2024.
Sobre o ITS
O Sistema de Tráfego Inteligente – ITS (sigla na disposição da língua original inglesa), mais conhecido como semáforos inteligentes, ao longo dos 56 quilômetros de corredores de ônibus, criará uma onda verde para o transporte coletivo urbano, garantindo maior fluidez aos ônibus urbanos. O ITS é uma aplicação avançada, pois incorporará inteligência e visa fornecer serviços inovadores relacionados a diferentes modos de transporte e gerenciamento de tráfego, e que controlará toda operação dos corredores estruturais do transporte coletivo, tanto aqueles já implantados como os que estão em construção.
O semáforo é “inteligente” porque o sistema otimiza os tempos de passagem (sinal verde) e faz com que os condutores esperem menos em interseções, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos.