SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma centena de prefeituras brasileiras reportaram 193 projetos para captação de investimentos em projetos climáticos no ano passado, movimentando um total de R$ 14 bilhões em recursos.
Os dados fazem parte de um relatório do CDP (Carbon Disclosure Project), organização que auxilia companhias e governos a divulgarem seus desempenhos ambientais.
O relatório mostra ainda que, no caso de projetos voltados para a melhoria energética das cidades, a perspectiva de geração de riqueza será de quase R$ 3 trilhões, gerando a criação de 2 milhões de empregos.
Essas iniciativas envolvem renovação de frota de veículos elétricos e infraestrutura para eletromobilidade, por exemplo.
A CDP afirma que do total da carteira de projetos, a maioria ainda depende de financiamento público. Somente 21% das iniciativas contemplam captação de recursos com mais de um tipo de instrumento financeiro, como dívidas, empréstimos, participação ou doação.
Segundo o CDP, 105 cidades responderam ao radar de financiamento ambiental da entidade no ano passado -11 cidades a mais do que em 2021. A maior parte das iniciativas estão concentradas em três setores: gestão de resíduos (27% dos projetos), gestão de água (12%) e transporte (11%).
Mais da metade desses projetos está em fase de planejamento e pré-implementação. Para o CDP, isso indica que eles ainda podem ser alterados e incorporar métodos de atratividade de financiamento.
DIEGO FELIX / Folhapress