IGOR RAMOS – Uma das precursoras no futebol feminino do Brasil e também entre as equipes protagonistas dessa nova fase do esporte no país com mais visibilidade para as mulheres a Ferroviária segue fazendo história ao contratar Ivanete. Mas essa jogadora não vem de um grande centro, ou de uma equipe de ponta do futebol brasileiro.
Ela é a proveniente da comunidade Xerente, localizada no interior de Tocantins. Assim, o clube será o primeiro a assinar contrato oficial com uma futebol indígena. O novo reforço afeano tem apenas 16 anos e vem da aldeia Cachoeira, que pertence ao povo Xerente, que fica localizada em Tocantínia-TO. A jogadora foi trazida pela captadora da base feminina da Ferroviária,
Karina Konzen, junto com a coordenadora da base, Rafaela Esteves.
Ensinamentos do cacique pai e jogador
O futebol raiz da indígena tem origem na família. Na aldeia, a menina aprendeu a jogar futebol com o pai, que também a treinava. No ano passado, ela foi o destaque do time de futsal de Araguaína na etapa nacional dos Jogos da Juventude.
O contrato com a Ferroviária foi assinado nesta semana, à princípio, a jogadora integrará a equipe sub-17, que estreou no Campeonato Paulista contra o Corinthians no Parque São Jorge.