14 curiosidades sobre a vida e carreira de Alcione

Com 50 anos de carreira, mais de 40 álbuns lançados e mais de 8 milhões de discos vendidos pelo mundo, Alcione é conhecida, prestigiada e premiada no Brasil e no exterior. Nesta matéria, confira 14 curiosidades sobre a vida e carreira de Alcione.

Confira curiosidades sobre a vida e obra de Alcione | Foto: Marcos Hermes/Divulgação

14 curiosidades sobre a vida e carreira de Alcione

1- Alcione é conhecida como uma das Rainhas do Samba

Conhecida como uma das nossas Rainhas do Samba e dona de uma das vozes mais incríveis do país, a Marrom, apelido da cantora, compositora e multi-instrumentista maranhense, nasceu Alcione Dias Nazareth, em São Luiz do Maranhão, no ano de 1947.

2- Seu pai a ensinou a tocar diversos instrumentos de sopro

Seu pai foi mestre da banda da Polícia Militar do Maranhão e professor de música. Além disso, foi compositor e entusiasta do bumba-meu-boi, folguedo típico da capital maranhense.

Foi ele quem a ensinou, ainda cedo, a tocar diversos instrumentos de sopro, como trompete e clarinete, que a artista começou a praticar aos nove anos.

3- Aos 12 anos, Alcione fez sua primeira apresentação

Aos 12, Alcione fez sua primeira apresentação, cantando na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai. O crooner da orquestra ficou rouco, sendo substituído pela menina, que cantou a tradicional Pombinha Branca e o fado Ai, Mouraria.

4- Foi professora primária

Alcione formou-se professora primária em sua cidade e chegou a lecionar por dois anos, quando foi demitida por ensinar seus alunos a tocar trompete, querendo passar adiante o aprendizado que recebeu.

Depois disso, passou a dedicar-se à música de forma mais intensa e exclusiva, apresentando-se na TV do Maranhão e em bares e boates de seu estado, até que – em 1967 – mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou definitivamente a sua carreira.

5- Começou sua carreira cantando na noite do Rio de Janeiro

Começou cantando na noite, levada pelo cantor Everardo, que ensaiava no Little Club, boate situada no conhecido Beco das Garrafas, reduto histórico do nascimento da bossa nova, em Copacabana.

Logo, destacou-se ao vencer as duas primeiras eliminatórias do programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti. Em seguida, foi contratada para se apresentar na TV Excelsior, no programa Sendas do Sucesso.

6- Depois de sair da TV Excelsior, saiu em turnê pela primeira vez

Depois de seis meses na emissora, saiu do Brasil pela primeira vez, para fazer uma turnê de quatro meses pela América Latina. Depois disso, Alcione recebeu uma proposta de turnê na Itália, e foi morar na Europa por dois anos, voltando ao Brasil em 1972, quando sua carreira despontou de vez.

7- Jair Rodrigues a levou para gravar seu primeiro compacto simples

Neste mesmo ano, apresentando-se na boate Blow-up, em São Paulo, Alcione conheceu o cantor Jair Rodrigues, que a levou para a gravadora PolyGram, para gravar o seu primeiro compacto simples, com as canções Figa de Guiné de Reginaldo Bessa e Nei Lopes e O Sonho Acabou de Gilberto Gil.

8- Marrom é membro destacado da Estação Primeira de Mangueira

Em 1973, Marrom lançou outro compacto simples com as músicas Tem Dendê (de Reginaldo Bessa e Nei Lopes) e Pinta de Sabido (de Capoeira e Rubens), e se apresentou no México.

Alcione visitou a quadra da Estação Primeira de Mangueira pela primeira vez em 1974 e logo foi convidada a desfilar. Na concentração, a ausência de um destaque levou a estreante ao alto de um carro alegórico. Desde então, a cantora é membro destacado da Mangueira.

9- Em 1975, gravou seu primeiro disco

Em 1975, a cantora lançou um compacto chamado Os Melhores Sambas de 1975, que traz sambas-enredo de quatro escolas: Mangueira, São Carlos, Padre Miguel e Salgueiro.

No mesmo ano, Alcione gravou o seu primeiro disco A Voz do Samba e, desde então, não parou mais de lançar um sucesso atrás do outro.

Seu disco de estreia, já traz o imenso sucesso de Não Deixe o Samba Morrer (de Édson Conceição e Aloísio), um dos maiores hits de sua carreira. Além dela, outros clássicos como:

  • Samba em Paz (de Caetano Veloso);
  • A Voz do Morro (de Zé Kety);
  • História de Pescador (de Candeia);
  • e Todo Mundo Quer (de Ismael Silva).

10- Seu álbum “Pra Que Chorar” (1977) vendeu 400 mil cópias

Em 1976, lançou o seu segundo disco, Morte De Um Poeta, no qual se destacam os sucessos da faixa-título (de Totonho e Paulinho Rezende), Tiê (de Dona Ivone Lara, Mestre Fuleiro e Tio Hélio) e Jesuíno Galo Doido (de Antônio Carlos e Jocafi), que entrou para a trilha sonora do filme Pastores da Noite, baseado na obra de Jorge Amado e dirigido e roteirizado por Marcel Camus.

Em 1977, foi a vez do álbum Pra Que Chorar, que vendeu 400 mil cópias, consagrando Alcione como uma cantora nacionalmente conhecida. É desse disco vários sucessos da carreira da Marrom, como:

  • Ilha de Maré;
  • Pedra Que Não Cria Limo;
  • Pandeiro é Meu Nome;
  • e a faixa-título, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

11- Alcione comandou o programa “Alerta Geral”, em 1978

Em 1978, a cantora lançou o disco Alerta Geral, nome do programa de música popular brasileira da Rede Globo, dirigido por Augusto César Vannucci e escrito por Ricardo Cravo Albin, comandado pela Marrom durante dois anos, onde ela cantava com grandes personalidades da música brasileira.

Desse disco, várias composições fizeram sucesso em sua voz, entre elas Sufoco, Entre a Sola e o Salto, Eu Sou a Marrom e Zelão.

12- Em 1979, Alcione ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso do Brasil

Em 1979, com a composição Gostoso Veneno (de Wilson Moreira e Nei Lopes), Alcione ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso de todo o país.

13- No LP Almas & Corações, incluiu uma composição de sua autoria

Em 1983, foi a vez do LP Almas & Corações, disco no qual Alcione inclui uma composição de sua autoria, Amor Em Tom Menor (em parceria com Nilton Barros), além de outros sucessos, como:

  • Mutirão de Amor (de Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Sombrinha);
  • e Um Ser de Luz (de João Nogueira, Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), música em homenagem à Clara Nunes, falecida naquele ano e de quem Alcione foi muito amiga.

14- O ABC do samba

Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes eram consideradas nesta época, algumas das principais vozes do samba, chegando a ser chamadas de ABC do Samba.

Para saber mais detalhes e curiosidades sobre a vida e obra da rainha Alcione, clique aqui e ouça o Acervo MPB especial Alcione, quando e onde quiser:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS