SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A derrota de sábado (3) para o América-MG, além de ter quebrado uma sequência de três jogos sem derrota, reacendeu um drama vivido pelo Corinthians em 2023: os resultados fora de casa.
SAIU DE ITAQUERA: JÁ ERA?
O clube paulista tem um desempenho assustador longe da Neo Química Arena neste ano: em 15 partidas, foram apenas duas vitórias contra São Paulo, no Morumbi, e Liverpool, em Montevidéu. Nas outras 13 oportunidades, o time perdeu nove vezes e empatou quatro. O aproveitamento, portanto, é de menos de 23%.
Quando o tema é apenas o Campeonato Brasileiro, a situação é ainda pior: a equipe de Vanderlei Luxemburgo sequer saiu de campo com um ponto conquistado.
No nacional, foram derrotas para Goiás (3 a 1), Palmeiras (2 a 1), Botafogo (3 a 0), Flamengo (1 a 0) e América-MG (2 a 0). É a pior campanha como visitante entre os 20 times.
Diante do pesadelo, o Corinthians viaja ao Equador para um compromisso vital na quarta-feira (7) pela Libertadores: o time encara o Independiente Del Valle e, se perder, está eliminado da competição um empate complica, mas ainda mantém Luxa e seus comandados vivos para a última rodada.
O rival atuou dez vezes em seus domínios no ano e perdeu apenas uma vez, para a LDU, no último dia 28. O jogo foi válido pelo Campeonato Equatoriano.
A recente virada na classificação na Copa do Brasil sobre o Atlético-MG, no entanto, dá esperança aos torcedores e ao próprio Luxemburgo, que usou o roteiro da semana passada para mostrar que a vaga nas oitavas da Libertadores é possível.
A gente vai ter que quebrar isso também [ganhar jogos fora de casa]. Estamos quebrando uma porção de barreiras. A defesa era ruim, aí não tomamos gol, depois conquistamos grandes vitórias…” Vanderlei Luxemburgo após América-MG x Corinthians
Corinthians e Del Valle jogam na quarta (7), às 19h (de Brasília), pela 5ª rodada da fase de grupos. O time brasileiro soma quatro pontos, dois a menos que o rival o Argentinos Juniors tem oito pontos e lidera a chave. Apenas os dois mais bem colocados avançam às oitavas após as seis rodadas.
BRUNO MADRID / Folhapress