Obrigada, Astrud Gilberto!

Astrud Gilberto, icônica cantora brasileira e uma das principais vozes da Bossa Nova, faleceu hoje (05) aos 83 anos. Atendendo ao pedido do filho da artista, o baixista e produtor carioca João Marcelo Gilberto, a notícia foi confirmada por Paulo Ricci, colaborador de Astrud, em uma postagem nas redes sociais.

A informação também foi compartilhada por sua neta, Sofia Gilberto, que disse:

“Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje. E está ao lado do meu avô João Gilberto”.

A morte de Astrud representa uma perda irreparável para a música brasileira e para o legado da Bossa Nova, gênero que ajudou a popularizar no cenário internacional.

Astrud Gilberto | Foto: Divulgação

Sobre Astrud Gilberto

Nascida em Salvador, Bahia, em 29 de março de 1940, Astrud Gilberto começou sua carreira musical como cantora de coro na igreja e em clubes locais.

Sua grande oportunidade surgiu em meados dos anos 60, quando o lendário compositor, músico, e futuramente marido da cantora João Gilberto, conhecido como o pai da Bossa Nova, a convidou para cantar em uma gravação. Foi nesse momento que Astrud conquistou os ouvidos e corações do público com sua voz suave e envolvente.

Seu primeiro grande sucesso veio em parceria com o saxofonista americano Stan Getz. A faixa The Girl from Ipanema (versão em inglês de Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), lançada em 1962, tornou-se um dos maiores hits da Bossa Nova e marcou o início da carreira internacional de Astrud.

Sua interpretação cativante da canção, em inglês e português, conquistou o mundo e impulsionou o reconhecimento da Bossa Nova além das fronteiras brasileiras.

Astrud Gilberto foi a primeira mulher a ganhar o Grammy de música do ano

Astrud Gilberto foi vencedora do Grammy Awards na categoria Gravação do Ano, em 1963, com a canção, sendo a primeira mulher a ganhar o Grammy de música do ano.

A brasileira venceu alguns dos nomes mais importantes da história da música, desbancando I Wanna Hold Your Hand, dos Beatles e Hello, Dolly!, de Louis Armstrong.

No mesmo ano, Astrud também foi indicada nas categorias Melhor Performance Feminina Pop e Artista Revelação.

The Girl from Ipanema teve mais de 500 versões com diferentes intérpretes, além de ser incluída em cerca de 1500 álbuns, vinis e coletâneas ao redor do planeta. A primeira gravação é de Pery Ribeiro, no álbum Pery é Todo Bossa. A versão em língua inglesa foi escrita por Norman Gimbel.

A trajetória de Astrud Gilberto na Bossa Nova ajudou a popularizar a Bossa Nova em todo o mundo. Seu talento singular e seu estilo inconfundível foram responsáveis por levar a música brasileira a novos patamares e por abrir portas para outros artistas brasileiros no cenário internacional.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS