No início do mês de junho, no dia 05, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto no Diário Oficial para anunciar que 12 músicas brasileiras, que marcaram os anos 70, tornaram-se nomes de ruas e travessias em Barros Filho, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Entre elas, temos canções de grandes nomes da música nacional, como Rita Lee, Raul Seixas e muito mais.
O decreto 52.630 foi assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e nomeia 64 ruas da região que começa na Rua Sirinhaém, próximo a Avenida Brasil. As ruas em questão são beneficiadas pelo Programa Bairro Maravilha, que contava com nomes provisórios.
Além das canções, nomes de personalidades de diversas áreas da cultura brasileira também foram homenageadas ao virarem nomes de ruas, como exemplo da cantora Vanusa e da jogadora de vôlei Isabel do Vôlei.
A homenagem foi realizada a partir da deliberação da Comissão Carioca de Nominação de Logradouros e Equipamentos Públicos (CCNLEP), da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
A seguir, veja quais foram as músicas homenageadas na nomeação das ruas do Rio de Janeiro.
Confira as músicas brasileiras que viraram nomes de ruas no Rio de Janeiro
Confira as 12 músicas nacionais que se tornaram nomes de ruas no bairro Barros Filho, no Rio de Janeiro:
1. Travessa Jardins da Babilônia
Canção lançada pela estrela Rita Lee no álbum Babilônia (1978), Jardins da Babilônia substitui o logradouro até então conhecido como Beco 5 ou Beco Dona Maria.
Relembre o sucesso de Rita Lee no Spotify:
2. Rua Vital e Sua Moto
Vital e Sua Moto é uma música do grupo Paralamas do Sucesso, que faz parte do álbum Cinema do Mundo (1983). A canção nomeia o local antes conhecido como Rua do Sossego.
Ouça a canção:
3. Rua Garota Nacional
Canção do grupo Skank, Garota Nacional foi lançada no álbum O Samba Poconé (1996) e dá nome ao logradouro que se chamava Rua da Liberdade.
Relembre a música:
4. Rua Metamorfose Ambulante
Lançada por Raul Seixas no álbum Krig-Ha, Bandolo (1973), a canção Metamorfose Ambulante substituiu o logradouro Rua das Flores.
Confira no link abaixo:
5. Travessa Grand’ Hotel
Música de Kid Abelha, Grand’ Hotel faz parte do álbum Tudo é Permitido (1991) e substitui o logradouro que era conhecido pelos nomes Beco das Flores ou Travessa 7.
Relembre a canção:
6. Rua Ando Meio Desligado
Canção do grupo Os Mutantes, Ando Meio Desligado compõe o álbum A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970) e nomeia o logradouro conhecido como Rua João Pessoa.
Ouça a seguir:
7. Rua Homem Primata
Homem Primata é uma canção dos Titãs que faz parte do álbum Cabeça Dinossauro (1986) e nomeia o local conhecido como Rua Pedro Porto.
Confira:
8. Travessa Flores em Você
Canção do grupo Ira!, Flores em Você compõe o álbum Vivendo e Não Aprendendo (1986) que substitui a Travessa Menezes Cortes ou Beco Sete Curvas.
Ouça a seguir:
9. Travessa Linda Juventude
Parte do álbum Além Paraíso (1982), a canção Linda Juventude, do grupo 14 Bis, nomeia o logradouro conhecido como Beco da Passagem ou Beco Dona Zulmira.
Relembre a canção:
10. Travessa Eduardo e Mônica
A canção Eduardo e Mônica, que compõe o álbum Dois (1986) do Legião Urbana, substitui o logradouro conhecido como Rua Pedro Porto.
Confira a música:
11. Travessa Sangue Latino
Parte do álbum Secos e Molhados (1973), do grupo Secos e Molhados, Sangue Latino virou nome do logradouro antes conhecido como Travessa Boa Vista.
Relembre:
12. Travessa Pro Dia Nascer Feliz
Canção do grupo Barão Vermelho, Pro Dia Nascer Feliz compõe o álbum Barão Vermelho 2 (1983) e substituiu o logradouro conhecido como Beco Boa Vista.
Confira a música:
E, aí, curtiu ficar por dentro das músicas brasileiras que viraram nomes de ruas no Rio de Janeiro?! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando a Novabrasil!