A Receita Federal realizou uma grande apreensão de produtos falsificados dentro do Porto de Santos. Nesta quarta-feira (14), o órgão informou que mais de 90 toneladas de diversos objetos, entre eletrônicos, peças automotivas e demais mercadorias, encontradas em 17 contêineres na Margem Esquerda, em Guarujá.
Segundo a Receita Federal, a seleção foi feita seguindo a área de gestão de riscos do órgão. Imagens dos escâneres, descobriram que boa parte das mercadorias guardadas estavam falsificadas. Elas não tinham a autenticidade das marcas originais dos produtos, causando produtos.
Ao todo foram apreendidas caixas de som, mini games, cigarros eletrônicos, celulares, baterias, peças automotivas, mel do amor, carregadores, pomada anestésica, calçados, relógios, roteadores, capas de celular, bolsas e fones de ouvido.
Durante a apreensão houve um princípio de incêndio na caixa com baterias de celulares falsificados. A Receita Federal informa que a comercialização de produtos falsificados viola os direitos autorais, causa danos a arrecadação de impostos e também provoca aumento no desemprego e gera alta do crime organizado.
O caso foi parar na Polícia Federal de Santos e as investigações continuam.