Projeto de urbanização de bairro de Cubatão é apresentado

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Vila dos Pescadores, em Cubatão, poderá ganhar uma cara nova. Na quarta-feira (14), houve a apresentação do projeto preliminar de urbanização do bairro e a ideia é construir 80 casas flutuantes, a beira do Rio Casqueiro. A área em si fica nas margens do rio e próxima ao manguezal e além da reurbanização, o projeto visa também trazer um modelo de sustentabilidade.

Uma reunião ocorreu no gabinete do prefeito da cidade, Ademário Oliveira (PSDB) e o projeto de urbanização vai beneficiar os 16 mil moradores da Vila dos Pescadores. Na reunião de quarta, houve a discussão do plano diretor e urbanístico do bairro.

O pré-projeto é fruto de um estudo de 10 meses realizado por servidores da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) em parceria com a Comviva, empresa de Arquitetura e Urbanismo, contratada pela Prefeitura de Cubatão para esta finalidade. O conceito urbanístico do projeto traz uma série de novidades, a começar pela construção de casas flutuantes com estrutura de aço naval e madeira ecológica, totalmente sustentáveis, ancoradas em um píer de acesso.

“É uma inovação que esse tipo de moradia chegue às pessoas de baixa renda. Nosso objetivo, também, é de que a comunidade da Vila dos Pescadores não perca sua identidade e sua essência que naturalmente passa ali pelo Rio Casqueiro”, disse o prefeito.

Quando todos os projetos forem concluídos, o assunto será debatido com a própria comunidade da Vila dos Pescadores. Dúvidas serão esclarecidas e sugestões podem ser apresentadas.

Conheça o projeto

O plano diretor urbanístico da Vila dos Pescadores  contempla construção de moradias de interesse social, dividida em 2 etapas, totalizando 1.329 unidades e a criação de cerca de 650 lotes habitacionais – processo ainda em estudo. Há previsão de implantação de equipamentos públicos essenciais, como escola, praças, unidade de Saúde e de Assistência Social, áreas de lazer.

Também foram apresentadas propostas sobre mudanças na mobilidade urbana como construção de um viaduto que ligará diretamente a Av. Tancredo Neves à Vila dos Pescadores, readequação de três passarelas de acesso do bairro ao Jardim Casqueiro, reestruturação da Av. Ferroviária, aberturas de novas vias dentro do bairro e construção de bolsões de estacionamento – esta última, antiga reivindicação da comunidade que atualmente utiliza parte da Av. Tancredo Neves para abrigar seus automóveis por falta de espaço nas ruas do bairro. Após a apresentação e as colaborações do prefeito e demais técnicos do Governo, o projeto passará por readequações.

“O trabalho da Sehab teve início já há algum tempo quando realizamos o georreferenciamento de toda a Vila dos Pescadores que identificou quantas casas existem, o cadastramento social que levantou o número de famílias que habitam o local e fez um diagnóstico socioeconômico… Pensar a urbanização de um bairro não é somente projetar a construção de moradias de interesse social: há um planejamento gigantesco para que essa comunidade viva com dignidade e permaneça no seu bairro”, afirmou Andrea Castro, secretária de Habitação de Cubatão.

Ademário também enfatizou a relevância de uma cidade planejada e bem estruturada: “Temos a expectativa de que, dentro de 10 anos, Cubatão zere o índice de déficit habitacional. A Vila dos Pescadores está incluída no projeto, mas não é somente este bairro. Temos a Vila Esperança, o conjunto ‘Cubatão k’ na Ilha Caraguatá e uma série de localidades passando por regularização fundiária. Queremos que todos esses projetos, esses sonhos saiam do papel”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS