Representantes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) estiveram reunidos no gabinete da Secretaria de Justiça da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto para a entrega da proposta do Plano Municipal de Segurança.
O documento foi elaborado pelos departamentos Jurídico e de Relações Institucionais da entidade e sugere uma atuação conjunta da sociedade e do poder público para o combate à criminalidade.
O Plano traz sugestões para otimização da estrutura de segurança já existente, porém dispersa em vários núcleos.
De acordo com o coordenador jurídico e de relações institucionais da Acirp, Igor Lupino, organizador do projeto, o material levou em consideração estatísticas da violência registradas na cidade e a percepção de mais de 30 entidades e da população sobre o tema.
“São estratégias inspiradas em iniciativas que já deram certo em outras cidades e que utilizam recursos já alocados na Prefeitura, mas que não estavam organizados para agirem de forma conjunta. Estamos agora discutindo com o município algumas estratégias para colocar essas ideias em prática”, diz.
O secretário de Justiça, Gustavo Furlan Bueno, e o assessor para assuntos de segurança pública, Renato Catita, veem o projeto da Acirp como uma ferramenta importante para formulação de políticas públicas e criam um espaço de diálogo com a sociedade civil por meio da entidade.
“O plano permite aos cidadãos cobrarem ações e políticas públicas para melhoria da sensação e da efetiva segurança na cidade. A Acirp, como entidade de classe representativa, tem feito seu papel e direcionado recursos próprios para tornar isso possível”, reforça o gestor de Relações Institucionais da Acirp, Carlos Ferreira.
Também participaram do encontro o comandante Domingos Antonio Fortuna Filho, da Guarda Civil Metropolitana, o coordenador da Defesa Civil, Tiago Caldeira, e a equipe técnica da ACIRP que atuou diretamente na construção da proposta, composta pelo corpo jurídico da entidade, Eduardo Rodrigues e Gabriel Kennedy e pela ala econômica, Lucas Ribeiro e Livia Piola.
Dados
Levantamento feito no ano passado pela Acirp para apontar direções ao estudo mostrou que ser roubado ou furtado é a maior preocupação em segurança dos moradores de Ribeirão.
A pesquisa avaliou os itens considerados mais importantes para segurança pública e identificou que, na opinião popular, deveria ocorrer “Melhoria da Infraestrutura das Forças Policiais” (23,5%); “Ampliação do Sistema de Monitoramento por Câmeras” (20,5%), “Promover o tratamento adequado aos usuários de álcool e drogas” (18,2%); “Melhorar o sistema de iluminação pública” (12,7%); “Ampliar a ronda escolar” (7,7%); “Melhorar as ações para segurança no trânsito” (7,6%); “Ampliar a utilização dos espaços públicos” (7,4%) e “Atuar para a redução dos casos de violência doméstica” (4,4%).