RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Secretaria da Saúde faz estudo sorológico nas capivaras do Parque Olhos D´Água

Capivaras do Parque Olhos D´água passam por estudos sorológicos
Imagem; Divulgação/Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, informa que, desde o fechamento do Parque Olhos D’Água, deu início a uma série de trabalhos, realizados conjuntamente, pelas Secretarias Municipais e Estaduais do Meio Ambiente e Saúde para a avaliação e classificação da área, identificação da espécie de carrapatos e também para verificar se existia a presença da bactéria causadora da Febre Maculosa Brasileira.

Desse período até a presente data foram realizadas diversas conversas entre as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Meio Ambiente.

Após a classificação, levantamento do nível de infestação, população de capivaras, estrutura do parque, entre outros, foi submetido ao Estado a solicitação para colheita de sangue e sorologia das capivaras.

O material foi colhido e encaminhado para análise e o resultado foi não reagente.

Na sequência, foi realizada uma inspeção por técnicos do Estado para verificar “in locu” a problemática do parque.

Dessa maneira aguardamos o parecer das Secretarias de Estado da Saúde e Meio Ambiente com as orientações para a próxima etapa do processo.

Contudo, e embora não exista o risco iminente da transmissão da Febre Maculosa Brasileira, conforme o resultado da sorologia, ressalta-se que ainda deveremos aguardar para reabrir o parque, pois, a infestação de carrapatos continua elevada o que pode trazer riscos à saúde da população humana e também animal que frequenta o local.

Os trabalhos estão em andamento sendo os próximos passos a realização do manejo reprodutivo dos animais e o cercamento da Área de Preservação Permanente.

Nesse momento, foi contratado o serviço de castração, que está na fase de encaminhamentos do projeto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente para início dos trabalhos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS