O tremor que gerou um grande pânico em Miracatu, Peruíbe e demais municípios do Sul do Estado de São Paulo segue sendo apurado. Segundo o Centro de Sismologia da USP, a magnitude foi de 4.0º na escala Richter. O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada.
Passado o susto, muita gente tem relatado nas redes sociais, os impactos e os momentos que viveram com os tremores que duraram menos de um minuto. Um deles, o chef de cozinha, Maik Freitas, conversou com a THMais, onde relatou o que houve em Peruíbe.
“Estava deitado em casa, quando recebi notificações no celular, dizendo que estava ocorrendo um terremoto em Peruíbe. Fui para a janela e tudo começou a tremer, inclusive o chão”.
O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Segundo o Centro, os tremores de magnitude 4.0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais.
Ainda segundo a USP, a magnitude 4 não chega a causar preocupação. Os efeitos na região epicentral podem incluir pequenas trincas em reboco, queda de telha e outros objetos instáveis, e pequenos danos em casas de baixa qualidade.
A Defesa Civil do Estado também confirmou, por meio de nota, que um abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.