Uma banda que mistura Neo Soul e Indie, tem nome inspirado em um lago do Chile e os integrantes são formados por um homem, apenas. Esta é a Tagua Tagua convidada do Vitrine da semana.
Formada no fim de 2017, a Tagua Tagua é o projeto do gaúcho Felipe Puperi, que é cantor, compositor e produtor musical. Felipe já produziu artistas como Johnny Hooker e Mahmundi, e já esteve à frente da banda Wannabe Jalva, que chegou a abrir o show da banda Pearl Jam em Porto Alegre.
A banda Tagua Tagua traz uma sonoridade original, com diversas referências. Apesar da pandemia, a banda conseguiu um ótimo resultado com o lançamento de Inteiro Metade – álbum de estreia da banda. Além de ser citado em listas de melhores do ano, incluindo a da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
Além do Brasil, a banda já foi elogiada também no exterior. Chegou a emplacar uma música no jogo FIFA 20 e já abriu shows para a banda americana The Growlers.
Em 2021, a banda fez shows em Portugal e Espanha. Em 2022, apresentou-se nos Estados Unidos, no South by Southwest – um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia. Durante o período, também se apresentou por diversas cidades no Brasil.
Em 2023, Tagua Tagua lançou seu segundo álbum Tanto, pela gravadora americana, Wonderwheel Recordings – com divulgação nos Estados Unidos e Europa, além do Brasil.
Tim Maia, Hyldon, Cassiano são influências de Tagua Tagua
Em entrevista para Lívia Nolla, Felipe Puperi explicou o que o motivou a ser uma banda de um homem só. Contou sobre o início de sua carreira, com a banda Wannabe Jalva, em Porto Alegre, onde nasceu, e com quem compunha e cantava em inglês.
Além disso, Felipe refletiu sobre como ter crescido no sul fez com que ele demorasse mais para criar uma relação mais direta com a cultura de raízes regionais do Brasil e sobre como isso só se intensificou quando ele mudou para São Paulo.
Entre suas influências brasileiras, citou a importância que grandes nomes no Soul brasileiro em sua trajetória, como Tim Maia, Hyldon, Cassiano.
Sobre o ‘Vitrine’
O Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.
Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.
Confira a playlist oficial do programa: