Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Ela mostra que, nos últimos 10 anos, o percentual de brasileiros com mais de 60 anos saltou de 11,3% para 15,1%. Em contrapartida, o índice de pessoas com menos de 30 anos caiu de 49 vírgula 9% , em 2012, para 43 vírgula 3% no ano passado.
O Brasil está deixando de ser jovem para se tornar um país de velhos. A PNAD contínua ainda mostra que o percentual de negros – soma de pretos e pardos – chega a 55 por cento da população. Outros dados: o brasileiro mora cada vez mais sozinho, quase todas as moradias contam com energia elétrica, mas 30 por cento dos domicílios não estão ligados à rede de esgotos.
Pesquisas são importantes para os Governos tomarem decisões macroeconômicas. Por isso, é alta a expectativa pela divulgação – ainda este mês – do resultado do censo demográfico de 2022 (o último é de 2010). Os dados serão essenciais para atualizar as informações sobre a população e refletir com mais clareza a realidade brasileira.