Mais de 100 pontos de wi-fi gratuitos serão instalados em Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Uma cidade eficiente, é uma cidade que oferece tecnologia e serviços de qualidade. A Prefeitura de Santos anunciou nesta terça-feira (20), que vai instalar em mais de 100 pontos, o sinal de internet sem fio (wi-fi). A informação foi publicada no Diário Oficial da cidade desta terça.

De acordo com a administração, a iniciativa faz parte do projeto ‘Santos 5.0 – Internet Grátis’, que vai contemplar pontos de grande fluxo de pessoas, propiciando maior conectividade e inclusão digital para munícipes e turistas. A iniciativa será viabilizada após licitação pública da Prefeitura de Santos, vencida pela empresa Net Telecom Informática.

O município explica que o investimento é de R$ 4,3 milhões e contará com o fornecimento e a instalação de 110 pontos de acesso, controle de acesso, garantia e suporte técnico.

Os dispositivos estarão conectados à rede de fibra ótica do Município – atualmente com 450km de extensão – com 60 deles em espaços públicos e 50 dentro de equipamentos municipais. Na maioria dos locais, estarão próximos às câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.

Locais

A Prefeitura de Santos informa que a cobertura de internet sem fio contemplará praças, parques, equipamentos e pontos turísticos das regiões Central, Intermediária, Morros, Orla e Zona Noroeste. Entre eles, o Monte Serrat, Lagoa da Saudade, Jardim Botânico e o Orquidário. Além disso, diversos pontos na orla, como as áreas dos quiosques, Praça das Bandeiras, Concha Acústica e Fonte do Sapo, também serão contemplados.

O prefeito Rogério Santos (PSDB) aponta o impacto positivo da medida para moradores e visitantes. “Santos é uma das cidades mais conectadas do País e com uma das melhores qualidades de vida do Brasil. Esta iniciativa visa não só o benefício ao turismo, mas também fornecer esta opção de conexão e comodidade ao santista, que utiliza a rede para lazer, trabalho e comunicação ágil”.

O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações (Detic), da Secretaria de Governo, vai elaborar, em conjunto com a empresa contratada, o cronograma de instalação dos APs, que tem previsão de início em julho e conclusão após seis meses, e as regras de acesso para os futuros usuários.

“Nos próximos meses, a população santista já começará a usufruir da internet gratuita em seus celulares e outros aparelhos móveis nos espaços que frequenta no dia a dia ou em momentos de lazer. E, no próximo verão, o acesso também será mais uma comodidade e atrativo aos milhares de turistas que visitam a nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS